Nove em cada dez pequenos negócios usam Pix

Pesquisa revela que os microempreendedores individuais são os que mais aderiram ao sistema de pagamento entre os pequenos negócios.
Imagem do Pix em celular - Crédito: Marcello Casal Jr./Agência Brasil
Crédito: Marcello Casal Jr/Agência Brasil

O número de adeptos do Pix continua crescendo e grande parte dos negócios de pequeno porte já utilizam o sistema de transferência instantâneo. De acordo com a 13ª Pesquisa de Impacto da Pandemia do Coronavírus nos Pequenos Negócio, realizada pelo Sebrae em parceria com a Fundação Getulio Vargas (FGV) no final de novembro, 86% dos pequenos negócios já utilizam essa modalidade de pagamento. O número é nove pontos percentuais superior ao detectado na edição anterior da pesquisa realizada em agosto, quando 77% dos entrevistados afirmaram ter aderido ao Pix.

O presidente do Sebrae, Carlos Melles, destaca que o aumento do número de usuários desse sistema e as facilidades que ele promove têm estimulado os donos de pequenos negócios a incorporarem essa modalidade de pagamento.

“É um sistema ágil, que não onera o consumidor, mais barato que uma taxa de cartão e que pode ser usado 24 horas por dia e com 117,7 milhões de adeptos, de acordo com dados do Banco Central de dezembro de 2021”, ressalta Melles.

Quando dividido por porte, os microempreendedores individuais (MEI) estão um pouco à frente dos donos de micro e pequenas empresas. Entre o primeiro grupo, 87% já fizeram a adesão, contra 85% do segundo.

Já quando analisadas as atividades mapeadas pela pesquisa, estão empatadas, em primeiro lugar, entre as que mais utilizam o Pix, as academias e os serviços de alimentação, com 94% dos empreendedores aceitando essa modalidade, seguidas pelas oficinas e empresas ligadas à beleza, com 93%. As atividades que menos aderiram foram as ligadas aos serviços empresariais (71%) e energia (79%).

Números do Pix

Desde que ele foi criado, há pouco mais de um ano, já foram realizadas mais de 9,5 bilhão de transações no Pix que movimentaram R$ 5,3 trilhões. Dados do Banco Central de dezembro do ano passado, revelam 117.772.655 usuários do Pix, sendo 109.822.660 de pessoas físicas e 7.949.995 de pessoas jurídicas. Até 31 de dezembro de 2021, foram cadastradas 365.691.562 chaves no sistema de transferência.

(com Agência Sebrae de Notícias)

Avatar photo

Redação DMI

Artigos: 1770