Nokia retoma o lucro em 2014


A Nokia obteve um aumento de 2756% nos lucros em 2014, se comparado ao resultado de 2013. A empresa finlandesa superou uma crise que se estendia desde 2009, se desfez da divisão de dispositivos móveis, passou a se dedicar cada vez mais à infraestrutura de redes, e apresentou resultados mais saudáveis do que um ano antes. A receita total foi de 12,7 bilhões de euros, praticamente estável. O aumento da margem ajudou a companhia a registrar lucro de 1,17 bilhão de euros ano passado, contra 41 milhões em 2013.

O resultado, porém, não mostra recuperação completa da empresa. A divisão Nokia Networks, dedicada a infraestrutura de rede, e responsável pela maior fatia da receita da companhia, viu a receita cair 1%, para 11,2 bilhões de euros na comparação anual. As vendas para redes de banda larga móvel cresceram 13%, mas os demais serviços da unidade encolheram 11%.

PUBLICIDADE

No quatro trimestre, o sinal é mais positivo. Entre outubro e dezembro, a receita global da empresa aumentou 9%, totalizando 3,8 bilhões de euros. O lucro cresceu 79%, atingindo 327 milhões de euros. A divisão Networks cresceu 8% em faturamento (3,4 bilhões de euros). A parte de redes móveis cresceu 13%, e os demais serviços, 3%.

Já a unidade Here, de georreferenciamento, cresceu 15%, faturando 292 milhões nos três últimos meses do ano. A divisão Technologies aumentou 23%, atingindo receita de 149 milhões de euros. A maior parte dos ganhos veio do licenciamento de patentes para a Microsoft. A empresa fechou o trimestre com caixa 132 milhões de euros, o segundo menor do ano, superando o primeiro trimestre, quando estava negativo em 218 milhões de euros.

 

PUBLICIDADE
Anterior LG amplia vendas de smartphones e lucro mais que dobra no ano
Próximos Sem Samsung, Qualcomm reduz expectativas de ganhos