Nokia processa Apple por infração de patentes


nokia logoA Nokia entrou com novos processos contra a Apple por infração de propriedade intelectual. As ações foram impetradas em tribunais da Alemanha e dos Estados Unidos. A alegação é que a empresa da maçã viole patentes obtidas pela Nokia Networks pela Alcatel-Lucent, empresas incorporadas pela Nokia em 2013 e 2016, respectivamente.

Nos processos, a companhia finlandesa cobra direitos sobre 32 patentes usadas pela Apple, cobrindo desde funcionamento da tela a interface de usuário, software, antena, chipsets e compactação de vídeo. A empresa afirma ter investido mais de € 115 bilhões em pesquisa e desenvolvimento nos últimos 20 anos, parte desse investimento resultou nas patentes que estariam sendo violadas pela Apple. As infrações existiram em smartphones, tablets, computadores e aparelhos similares.

A Apple tinha contrato para uso das patentes , firmado em 2011. Mas se recusa a assinar acordo para pagar pelo uso de outras tecnologias da Nokia, que incorporou a seus produtos nos anos seguintes. “Depois de anos tentando negocias um acordo que cubra estas outras patentes, agora agimos para defender nossos direitos”, diz Ikka Rahnasto, responsável por licenciamento da Nokia. Outros processos devem ser abertos em cortes de outros países, mas a Nokia não revela quais.

PUBLICIDADE

Essa não é a primeira vez que as duas empresas se enfrentam na Justiça. Em 2009 a Nokia acusou a Apple de violar sua propriedade intelectual no iPhone.

Anterior AT&T mantém presidência no conselho da 5G Americas
Próximos Maior satélite da Embratel, Star One é lançado com sucesso