PORTAL DE TELECOM, INTERNET E TIC

Negócios

Nokia e Samsung anunciam acordo sobre 5G

Nokia e Samsung assinam acordo a utilização de patentes pela gigante sul-coreana. Detalhes, porém, não foram revelados.

A Nokia, fabricante de equipamentos de rede finlandesa, e a Samsung, gigante sul-coreana no mercado móvel, anunciaram nesta segunda-feira, 23, a renovação do acordo de licenciamento de patentes. Pelo contrato, a companhia asiática pagará pelo uso de tecnologias desenvolvidas pela Nokia. O acordo prevê uso de patentes já em vigor, e de patentes futuras.

O contrato entrou em vigor no dia 1º de janeiro e tem validade “multianual”, dizem as empresas. Os detalhes financeiros do acordo são confidenciais. O último acordo entre as empresas expirou no fim de 2022.

Com um montante de  € 130 bilhões investidos, a finlandesa possui um total de 20 mil patentes em seu nome, dentre essas, mais de 4.500 são a respeito da tecnologia 5G.

Jenni Lukander, presidente da Nokia Technologies, comentou o acordo entre as duas gigantes da tecnologia. “A Samsung é líder na indústria de smartphones e estamos muito satisfeitos por termos chegado a um acordo amigável com eles. O acordo dá a ambas as empresas a liberdade de inovar e reflete a força do portfólio de patentes da Nokia, investimentos de décadas em pesquisa e desenvolvimento (P&D) e contribuições para padrões celulares e outras tecnologias”.

No final de 2022, a Nokia já havia informado outro importante negócio para sua área de patentes: a renovação do acordo de licenciamento com a Huawei, fabricante chinesa, que permite a troca de licenças.

Embora os acordos recentes digam respeito ao 5G e gerações anteriores, a fabricante europeia também já trabalha no desenvolvimento do que virá depois de 2030, como o 6G. No último ano, a companhia anunciou alguns acordos de colaboração para produção de patentes para a tecnologia. (Com assessoria de imprensa)

TEMAS RELACIONADOS

ARTIGOS SUGERIDOS