Nokia e CPQD firmam parceria em Open RAN


A Nokia anunciou hoje, 11, parceria com o Centro de Pesquisa e Desenvolvimento em Telecomunicações (CPQD) do Brasil para desenvolver aplicativos e soluções de Open RAN (O-RAN) para controle inteligente de redes de acesso (Radio Intelligent Controller, RIC).

PUBLICIDADE

A parceria terá por foco o desenvolvimento de casos de uso em 5G, como acesso fixo sem fio (Fixed Wireless Access, FWA), cidades inteligentes, Internet das Coisas para Indústria 4.0 e redes de missão crítica, customizados para o mercado brasileiro e em colaboração com as operadoras móveis clientes da Nokia no Brasil.

O objetivo é criar casos de uso inovadores para a borda da rede a partir da solução da Service Enablement Platform (SEP), da empresa finlandesa. A solução SEP é executada no data center e pode compartilhar infraestrutura com Cloud RAN ou com outras funções virtualizadas de rede, por usar recursos abertos de API.

RIC é uma tecnologia virtualizada de otimização em 5G que torna possível o desenvolvimento de Inteligência Artificial e Aprendizado de Máquina, bem como novos serviços. (Com assessoria de imprensa)

Anterior HBO Max, rival da Netflix, desembarca no Brasil em junho
Próximos ANPD investiga possível vazamento de dados de operadoras