Nokia e Americanet alcançam velocidade de 4 Gbps em testes com 5G

Demonstração de aplicações com uso da tecnologia aconteceu em Pindamonhangaba, no interior de São Paulo
5G Internet is the new technology of the future, linking communication with many applications. Shopping on the Internet, travel, money. Hands hold the phone with a halogram of different applications.

A Americanet testou, nesta segunda-feira, 26, o uso da tecnologia 5G, em parceria com a Nokia, alcançando a velocidade de 4 Gbps na banda larga, um recorde na América Latina. A apresentação aconteceu em Pindamonhangaba, no interior de São Paulo. A empresa obteve junto à Anatel a licença em caráter de teste e pesquisa para as experimentações na cidade, utilizando as faixas de 3,5 e 26 GHz (milimeter wave).

Segundo o CEO da prestadora, Lincoln Oliveira, a demonstração é mais uma prova de que os ISPs poderão usar a tecnologia FWA (Fixed Wireless Access) para levar conexão de alta capacidade para cidade pequenas e remotas. Além da banda larga fixa, foram testadas transmissões orquestradas de vídeo 4K ao vivo e com imagens captadas por meio de drone, utilizando aplicações desenvolvidas pelas empresas parceiras: Universidade Federal de Campina Grande e seu Laboratório Virtus.

Outra câmera sem fio, instalada em uma viatura da polícia demonstrou o uso da tecnologia em ações de segurança, enquanto outro teste mostrou algumas possibilidades que o 5G traz para a indústria. A aplicação de realidade aumentada e inferência automática, desenvolvidas sob a tecnologia 5G e combinadas com computação de borda; foi desenvolvida pelo Neo Vision. Já o SENAI-SP, mostrou como a digitalização das indústrias, também conhecida como Indústria 4.0, pode aumentar a produtividade de vários setores, incluindo o de manufatura.

O presidente da Anatel, Leonardo de Morais, em vídeo, destacou que a implantação do 5G exigirão parcerias para ir além. Dois conselheiros da agência, Moisés Moreira e Vicente Aquino, presentes na demonstração, reiteraram o apoio à participação das Prestadoras de Pequeno Porte (PPPs) no leilão do 5G.

Colaboraram com os testes as empresas Qualcomm, Motorola, ASKEY, My Business, Keysight Technologies e Ookla Speedtest.

 

Avatar photo

Lúcia Berbert

Lúcia Berbert, com mais de 30 anos de experiência no jornalismo, é repórter do TeleSíntese. Ama cachorros.

Artigos: 1588