Nokia apresenta processador FP5 de roteamento de rede


fp5

A Nokia apresentou hoje, 22, a quinta geração de seu silício de roteamento para redes IP, o FP5. Esse será o novo coração das plataformas de roteamento IP da Nokia. Ele visa atender à necessidade de escalar a capacidade da rede, habilitar serviços IP de maior velocidade e os proteger contra ameaças à rede. As plataformas baseadas em Nokia FP5 estarão disponíveis a partir do primeiro semestre de 2022.

PUBLICIDADE

A quinta geração de processador de rede suporta interfaces de roteamento 800GE de alta densidade, diminuição de 75% do consumo energético e capacidade integrada para criptografia por fluxo.

Os processadores anteriores também contavam com abordagem integrada à segurança de rede IP. No FP4, por exemplo, a defesa DDoS volumétrica com detecção e mitigação passou a ter base em roteador. Por sua vez, o FP5 introduz o ANYsec, uma nova taxa de linha, capacidade de criptografia baseada em fluxo integrada diretamente no chipset. O ANYsec oferece suporte à entrega de serviços IP seguros, incluindo MPLS e roteamento de segmento.

As plataformas da Nokia para o roteamento de serviços tem capacidade para canal transparente de 1,6 Tb/s para aplicações de transporte móvel, de núcleo de IP, peering, BNG e borda da operadora. Os novos cartões com FP5 sustentarão 14,4 Tb/s e podem chegar até 19,2 Tb/s, com agregação da Nokia. Uma nova série de plataformas de forma fixa fator 7750 Service-1 permite a obtenção de benefícios do FP5 em lugares menores dentro da rede.

Os novos processadores são compatíveis com FP4 e tem integração com versões mais recentes do Sistema Operacional do Roteador de Serviço (SR OS) da Nokia.
Anterior Nvidia fica em primeiro lugar no desempenho de inferência de IA
Próximos EUTV é o novo canal brasileiro de TV aberta