No 2º dia da CES 2021, inovações miram os gamers


Hoje, 12, aconteceu o segundo dia da maior feira de produtos eletrônicos de consumo, a CES 2021, realizada desta vez em edição online, e não em Las Vegas, nos EUA, como sempre.

Para além do 5G, muitas das inovações das empresas se voltam para o público gamer. Diversos dos produtos anunciados buscam uma melhor resolução de imagem e maior velocidade, com o intuito de melhorar a experiência nos jogos.

PUBLICIDADE

O mercado de games já superou o de música, televisão e cinema juntos e chegou a faturar quase US$ 200 bilhões. Veja alguns dos novos produtos anunciados pelas empresas no segundo dia da feira:

AMD

A AMD anunciou  processadores para notebooks Ryze 5000. Os componentes vão equipar laptops produzidos por Lenovo, HP e Asus, já no primeiro semestre de 2021. Estima que serão lançados 150 modelos de computadores baseados no novo chip.

O processador usa a arquitetura Zen 3, que segundo a empresa tem desempenho “sem precedentes” e “incrível” duração de bateria. Uma das inovações, o AMD Ryzen 5000 H-, foca em uma melhor experiência em jogos. Essa linha contém 8 núcleos e 16 threads. O modelo AMD Ryzen 9 5980HX é capaz de aumentar em até 23% performances single-thread, e em 17% performances multi-thread, em relação à geração anterior.

Para desktopo também tem novidade. A empresa anunciou os processadores Ryzen 9 5900X e Ryzen 7 5800X, que seriam 24% mais rápidos para jogos que a geração anterior.  Já a linha AMD Ryzen 5000 U- se volta para usuários convencionais. Dentre os processadores da série, o AMD Ryzen 7 5800U oferece performances single-thread 16% mais rápidas e performances multi-thread 13% mais velozes.

Samsung

A Samsung divulgou o chip Exynos 2100, dito como o mais avançado da empresa, é o primeiro processador móvel 5G premium da sul-coreana. Foi construído no processo de 5 nanômetros (nm) e tem, diz a fabricante, consumo de energia até 20% menor ou desempenho geral 10% maior do que o predecessor de 7nm. Isso melhora a experiência para jogos e multitarefas.

O produto conta com a plataforma gráfica e computacional de próxima geração da Arm. A CPU octa-core vem em uma estrutura tri-cluster composta de um único núcleo poderoso Arm Cortex-X1 que funciona a até 2,9 GHz. Também, possui três núcleos Cortex-A78 de alto desempenho e quatro Cortex-A55 de baixo consumo de energia, o que proporciona mais de 30% de melhoria no desempenho de vários núcleos do que o antecessor.

LG

A LG apresentou as novas linhas de monitores Ultra. São eles: UltraGear, UltraWide e UltraFine. O UltraGear foi desenvolvido tendo em vista o aprimoramento da experiência para jogos por meio de maior velocidade de atualização da imagem, qualidade de imagem, alta resolução de tela e uma alta gama de cores.

O monitor UltraWide é voltado para criadores de conteúdo digital, desenvolvedores e aqueles que precisam realizar multitarefas regulamente. O dispositivo também busca trazer conectividade. Com esse objetivo, a opção Thunderbolt 4 fornece simultaneamente transferência rápida de dados e entrega de energia por meio de um único cabo.

Por sua vez, o UltraFine foca nos profissionais da indústria criativa, como produtores de filmes e atistas de efeitos visuais. O display OLED oferece ao monitor uma taxa de contraste de 1.000.000: 1 e precisão  de 99% dos espaços de cores do DCI-P3 e do Adobe RGB. Para se conectar com diversos dispositivos, o UltraFine conta com diversas portas: SB Type-C com carregamento de 90 W, dois DisplayPort, um HDMI e três USB.

Rog

A Asus Republic of Gamers (ROG) destacou quatro novas inovações durante o CES 2021: Zephyrus Duo 15 SE, Strix SCAR 15 e Strix SCAR 17 e ROG Flow X13. O primeiro é um notebook para game com Tela de 14,1 polegadas sensível ao toque. Dispõe de GPU para notebook GeForce RTX 3080 e CPU AMD Ryzen 9 5900HX, além de tela principal atualizada com Adaptive-Sync e cores com validação. Ele estará disponível em Portugal no mês de janeiro a partir de € 3.999,99.

O notebook Strix SCAR 17 apresenta uma taxa de atualização de tela de 360 Hz e tempo de resposta de 3 ms, a mais rápida do mundo. Assim como o Strix SCAR 17, o Strix SCAR 15 dispõe de bateria de 90Wh com suporte para carregamento rápido.

Por fim, o notebook  ROG Flow X13 possui tela de 13” e dobradiça de 360°. O dispositivo conta com processador AMD Ryzen 9 5980HS e GPU, GeForce GTX 1650, com monitores monitores 4K Ultra HD ou Full HD de 120 Hz, ambos dispondo de Adaptive-Sync. No entanto, ainda não há nenhuma previsão para disponibilidade dessas inovações no Brasil. (Com assessoria de imprensa)

Anterior Mob Telecom celebra 25 anos com 300 novos empregos no Nordeste
Próximos Andréa Thomé assume diretoria de Soluções de Cibersegurança da everis