Não Me Perturbe fecha 2021 com 9,5 milhões de telefones cadastrados

Plataforma Não Me Perturbe faz parte das medidas de autorregulação implantadas pelas operadoras de telecom e bloqueia números de celular e telefone fixo para não receber chamadas de telemarketing de telecom e bancos

A plataforma Não Me Perturbe, em operação desde julho de 2019, fechou o ano de 2021 com 9,55 milhões de números de telefone cadastrados para não receber chamadas de telemarketing de empresas de telecom e de oferta de crédito consignado. A iniciativa, criada pelas operadoras a partir de negociações a Anatel para reduzir os índices de reclamações do consumidor, faz parte das medidas de autorregulação do setor para melhorar a relação com os consumidores. Durante o ano de 2021 foram cadastrados mais de 2 milhões de números.

A maior parte dos números bloqueados está no estado de São Paulo, com 4,59 milhões de números registrados. São Paulo também concentra a maior base de clientes do país, com 71,8 milhões de celulares e 10,7 milhões telefones fixos. Em segundo lugar em volume de cadastros na plataforma NMP está Minas Gerais, com 856 mil números, seguidos do Paraná com 844 mil e do Rio de Janeiro com 587 mil registros.

O Distrito Federal tem a maior proporção de telefones cadastrados na plataforma, são 297 mil números cadastrados, o que representa 5,8% da base de telefones fixos e móveis do DF.

O presidente executivo da Conexis Brasil Digital, Marcos Ferrari, lembra que a plataforma só funciona para ligações de empresas de telecomunicações e para oferta de crédito consignado e não bloqueia ligações, por exemplo, de planos de saúde ou redes varejistas. Ele destacou, no entanto, que ela está aberta para adesão de outros setores.

Os efeitos positivos da Não Me Perturbe podem ser verificados tanto na queda de reclamações de usuários de serviços de telecomunicações, que desde abril tem apresentado reduções superiores a 20%, e quanto nos dados da empresa de verificação de números de telefone Truecaller, que mostram que o setor não está entre os que mais fazem ligações indesejadas.

Em 2019, antes da criação da Não Me Perturbe, o setor respondia por 48% das chamadas de telemarketing, em 2020 a participação caiu para 6% e, em 2021, o setor não foi mais listado no ranking da Truecaller. Ainda assim, a Anatel vem cobrando mais ações para aumentar a efetividade da plataforma, uma vez que os clientes continuam recebendo chamadas indesejadas.

Quem quiser bloquear seus números de celular e telefone fixo para não receber ligações de telemarketing desses dois setores deve fazer o cadastro diretamente no site https://www.naomeperturbe.com.br/ ou por meio dos Procons em todo o país. O bloqueio ocorre em até 30 dias após o cadastro no site. (Com assessoria de imprensa)

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Da Redação

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