MWC: Telefónica em direção à rede virtual com Alcatel-Lucent


Barcelona – A Telefónica anunciou hoje, durante o Mobile World Congress (MWC) acordo com a Alcatel-Lucent para a adoção da tecnologia de virtualização de rede da fabricante, ou a Network Functions Virtualization (NFV). A operadora irá usar a plataforma cloud da Alu para identificar e processar modelos para a redução dos custos com um gerenciamento de rede mais maduro. 

 

PUBLICIDADE

Conforme o vice-presidente de Cloud Business da ALU, Dor Skuler, além da Telefónica, outra operadora brasileira também faz trials com a nova tecnologia. Ele não quis adiantar qual empresa seria esta, mas disse que era de origem europeia, o que exclui a América Móvil. 

 

O acordo com a Telefónica prevê investimentos conjuntos, programa de certificação, divisão de receitas, além de pesquisas conjuntas e virtual RAN arquitetura.

 

Metro Cell

 

Conforme Glenn Booth, vice-presidente de wireless da fabricante, a empresa vai passar a licenciar a sua tecnologia de small cells para outros vendors, tento em vista que vai se focar na venda de metro cells para as operadoras. “Nós vendemos para as operadoras e não para os usuários finais. E os provedores querem metro cells mais do que nunca”, afirmou o executivo. 

A jornalista viaja a convite da Alcatel-Lucent

 

PUBLICIDADE
Anterior MWC: com Android, Nokia quer avançar no mercado de aparelhos de baixo custo
Próximos MWC: Empresas fazem aliança para a 5G chegar em 2020