Muito além dos games, 5G é oportunidade de negócios

A tecnologia de quinta geração vai estimular, além dos games, novas possibilidades das aplicações em setores como saúde e educação.
Muito além dos games, 5G é oportunidade de negócios - Crédito: Freepik
Crédito: Freepik

Com cerca de 3 milhões de jogadores em todo o mundo, a chegada do 5G será uma oportunidade de negócios que vai além do mundo dos games. A tecnologia de quinta geração vai modificar a forma como o entretenimento será consumido e vai estimular novas possibilidades das aplicações em outros setores como saúde e educação.

Especialistas do setor presentes no painel “Evolution & Reach of 5G Gaming” (Evolução e alcance dos jogos 5G), no MWC22, dizem que a tecnologia de quinta geração trará um mundo de novas apostas e que o 5G era a peça que faltava para os jogos em nuvem.

Com a tecnologia 5G, que em maior velocidade e baixa latência, maiores transferências de dados e conexões simultâneas, as possibilidades serão inúmeras. “Certamente traz oportunidades para novos modelos de negócios, além de novas experiências que serão criadas com base nessas tecnologias”, ressaltou Jon Wetherall, diretor administrativo da CGA Simulation.

As oportunidades vão desde headsets de realidade virtual, que são usados para detectar sinais de Alzheimer e para treinar cirurgiões em teatros virtuais, até controladores de jogos projetados para serem usados em centros de reabilitação, as possibilidades são infinitas na aplicação de tecnologia de jogos fora do mundo dos jogos.

Conectividade na AL

É consenso entre os especialistas que a nuvem, a internet das coisas (IoT) e a inteligência artificial vão impulsionar a transformação digital, que está ocorrendo cada vez mais rápida. Nesse sentido, acreditam os especialistas, o crescimento do 5G fechará a lacuna de conectividade que existe na América Latina e no Caribe.

Para os executivos da Huawei, a região ainda precisa diminuir esse “gap” de conectividade quando se trata de rede de telecomunicações. Segundo eles, a nova geração de tecnologias como 5G, juntamente com a crescente penetração de smartphones e dispositivos podem significar maiores chances de fechar a lacuna de conectividade. Essas informações foram dadas no MWC22, durante mesa redonda sobre transformação digital.

“Os lançamentos de tecnologia do 5G serão um fator importante para os mercados em desenvolvimento, a exemplo do Brasil, Indonésia e Índia”, revelou o CTO da Huawei, Paul Scanlan,

Dados do relatório Mobile Economy 2022, divulgação pela GSMA, revelam que o número de assinantes de Internet móvel em todo o mundo atingiu 4,2 bilhões de pessoas em 2021. Apesar desses números ainda há defasagem de uso para 3,2 bilhões de pessoas. “Acessibilidade, conhecimento, relevância e habilidades são os motivos para essa lacuna”, acrescentou o CTO da Hauwei.

(com o site Tele.Síntese)

Avatar photo

Redação DMI

Artigos: 1770