Minicom anuncia o lançamento do cabo submarino EllaLink


O ministro das Comunicações, Fábio Farias, anunciou hoje, 10, o lançamento do cabo submarino do consórcio privado EllaLink, que ligará o Brasil ao continente europeu, aportando nas cidades de Fortaleza no Ceará e Sines, em Portugal. A construção desse cabo estava prevista há vários anos, e teria a participação da Telebras como sócia, que deixou a sociedade por falta de recursos, e que depois iria assegurar a sua viabilidade com garantia firme de compra de capacidade. Mas hoje, o representante do projeto, Marcelo Nehder, disse que não haverá qualquer participação da estatal brasileira.

PUBLICIDADE

Conforme o Minicom, a estimativa é de que o projeto esteja concluído até meados de 2021 e  para o qual serão investidos R$ 1 bilhão. O projeto permitirá tráfego de dados de 72 Tbps e latência de 60 milissegundos e a rede terá uma extensão de 6 mil Km.

Decreto da segurança nacional

Farias não quis comentar, durante a solenidade de anúncio de um projeto de iniciativa privada, o decreto publicado hoje pelo governo que define a Estratégia Nacional de Segurança de Infraestruturas Críticas, entre as quais as redes de telecomunicações. Esse decreto estabelece que o interesse da “segurança nacional” deve preponderar mesmo sobre as redes privadas de banda larga.

 

Anterior Leilão 5G será decisivo para retomada dos fornecedores de infraestrutura em 2021
Próximos Conheça as operadoras finalistas do Prêmio Anuário Tele.Síntese de Inovação 2020