20% do mercado mundial de TV paga pertence às operadoras


A consultoria Ovum divulgou hoje, 11, dados sobre o mercado mundial de TV paga. Os números mostram que um quinto, ou 20%, dos assinantes de TV atualmente contratam o serviço junto a operadoras de telecomunicações. Ao final de 2014, eram 140 milhões de usuários usando serviços das telcos. Agora, já são 177 milhões.

A pesquisa aponta que as operadoras conseguiram crescer 19% no mercado de TV por assinatura, enquanto as empresas com este foco apenas cresceram 14%, na comparação anual. A base de assinantes de TV das telcos deve crescer 4% ao ano (CAGR) até 2020, enquanto as concorrentes terão crescimento de 2% no período. Até lá, o mercado mundial vai contabilizar 210,4 milhões de assinantes.

As principais tecnologias usadas para a entrega do conteúdo serão o IPTV, principalmente pelas operadoras. Mas cabo e satélite também continuarão a ter posição de destaque. “O crescimento das operadoras tem relação direta com os movimentos de consolidação no mercado. A maior parte do crescimento do setor nas estatísticas se deu na tecnologia DTH, em função de grandes processos de fusão”, observa Jonathan Doran, analista da Ovum para o segmento. Este ano, a AT&T adquiriu a Directv, enquanto a Telefónica comprou a Digital Plus na Espanha e a GVT no Brasil.

PUBLICIDADE

A consultoria estima, porém, que a onda de fusões deve arrefecer daqui para a frente, resultando em uma queda gradativa a importância das operadoras no mercado de TV paga, até os 19% ou 20%. Até 2020, metade das conexões de TV são IP, 12% serão cabo, e 37%, satélite. (Com assessoria de imprensa)

Anterior Indústria de semicondutores fatura R$ 2 bi ao ano no Brasil
Próximos Algar Telecom amplia rede 3G em cidades de MG e SP