As vendas de tablets aumentaram 11% no segundo trimestre deste ano, em relação ao mesmo período de 2013, segundo a empresa de pesquisa IDC. Entre abril e junho, foram embarcados 49,3 milhões de unidades. Na comparação com o primeiro trimestre, houve uma queda de 1,5% nas vendas dos fabricantes.
“O mercado ainda sofre o impacto da ascensão dos dos smartphones de tela grande e ciclos de reposição mais longos que o esperado”, diz Jean Philippe Bouchard, diretor de pesquisa em tablets da IDC. Ele também credita a queda ocorrida entre o primeiro e segundo trimestres pela lenta adoção dos tablets no ambiente corporativo. “Acreditamos que este cenário deve mudar no segundo semestre, quando haverá mais ofertas específicas para o setor empresarial, como as que surgirão do acordo entre Apple e IBM”, observa.
A IDC ressalta que, apesar da redução de 9% nas vendas de iPads este ano, a Apple se mantém na liderança do mercado de tablets, vendendo 13,3 milhões de unidades. A segunda colocada, Samsung, vendeu 8,5 milhões. A Lenovo surpreendeu após aumentar em 64,7% suas vendas, tomando o terceiro lugar da Asus.
Fabricante
|
2Q14 Unidades embarcadas (milhões)
|
2Q14 Market Share
|
2Q13 Unidades embarcadas (milhões)
|
2Q13 Market Share
|
Crescimento Ano a Ano
|
1. Apple
|
13.3
|
26.9%
|
14.6
|
33.0%
|
-9.3%
|
2. Samsung
|
8.5
|
17.2%
|
8.4
|
18.8%
|
1.6%
|
3. Lenovo
|
2.4
|
4.9%
|
1.5
|
3.3%
|
64.7%
|
4. ASUS
|
2.3
|
4.6%
|
2.0
|
4.5%
|
13.1%
|
5. Acer Group
|
1.0
|
2.0%
|
1.5
|
3.4%
|
-36.3%
|
Others
|
21.9
|
44.4%
|
16.4
|
37.0%
|
33.4%
|
Total
|
49.3
|
100.0%
|
44.4
|
100.0%
|
11.0%
|
Fonte: IDC