Mercado mundial de tablets cresceu 11% nos últimos três meses


As vendas de tablets aumentaram 11% no segundo trimestre deste ano, em relação ao mesmo período de 2013, segundo a empresa de pesquisa IDC. Entre abril e junho, foram embarcados 49,3 milhões de unidades. Na comparação com o primeiro trimestre, houve uma queda de 1,5% nas vendas dos fabricantes.

“O mercado ainda sofre o impacto da ascensão dos dos smartphones de tela grande e ciclos de reposição mais longos que o esperado”, diz Jean Philippe Bouchard, diretor de pesquisa em tablets da IDC. Ele também credita a queda ocorrida entre o primeiro e segundo trimestres pela lenta adoção dos tablets no ambiente corporativo. “Acreditamos que este cenário deve mudar no segundo semestre, quando haverá mais ofertas específicas para o setor empresarial, como as que surgirão do acordo entre Apple e IBM”, observa.

PUBLICIDADE

A IDC ressalta que, apesar da redução de 9% nas vendas de iPads este ano, a Apple se mantém na liderança do mercado de tablets, vendendo 13,3 milhões de unidades. A segunda colocada, Samsung, vendeu 8,5 milhões. A Lenovo surpreendeu após aumentar em 64,7% suas vendas, tomando o terceiro lugar da Asus.

Fabricante
2Q14 Unidades embarcadas (milhões)
2Q14 Market Share
2Q13 Unidades embarcadas (milhões)
2Q13 Market Share
Crescimento Ano a Ano
1. Apple
13.3
26.9%
14.6
33.0%
-9.3%
2. Samsung
8.5
17.2%
8.4
18.8%
1.6%
3. Lenovo
2.4
4.9%
1.5
3.3%
64.7%
4. ASUS
2.3
4.6%
2.0
4.5%
13.1%
5. Acer Group
1.0
2.0%
1.5
3.4%
-36.3%
Others
21.9
44.4%
16.4
37.0%
33.4%
Total
49.3
100.0%
44.4
100.0%
11.0%

 

Fonte: IDC

PUBLICIDADE
Anterior Vivo lança aplicativo de recarga para Android
Próximos Novo Ka, da Ford, terá tecnologia de assistência de emergência