Mercado de wearables triplica no mundo


AppleWatch-group
Na imagem, os relógios da Apple, que estreou no segundo trimestre no mercado de vestíveis já na segunda posição em vendas.

O mercado de dispositivos vestíveis, também conhecidos pelo termo em inglês wearables, explodiu nos últimos doze meses. Segundo dados da consultoria IDC, as remessas dos fabricantes para as revendas triplicaram no mundo. No terceiro trimestre deste ano, foram 21 milhões de remessas, antes 7,1 milhões um ano atrás.

Chamou a atenção da consultoria do desempenho da Xiaomi, que aparentemente se beneficiou da visibilidade ganha pela categoria com o lançamento do iWatch da Apple. A fabricante chinesa vendeu 3,7 milhões de suas pulseiras conectadas, abocanhando 17,4% do market share no terceiro trimestre. No mesmo período de 2013, tinha participação de 5,7%, e despachava 400 mil unidades. Ou seja, apresentou crescimento de 815,4% em um ano.

PUBLICIDADE

Com a ascensão meteórica, passou a ameaçar as norte-americanas FitiBit, maior vendedora desses dispositivos no mundo, com 22,2% do mercado e 4,7 milhões de remessas feitas, e a Apple, que lançou seu relógio inteligente no segundo trimestre deste ano e jé detém 18,6% do mercado, com 3,9 milhões de iWatches vendidos no trimestre. Abaixo, a tabela completa da IDC.

Segundo os analistas da IDC, a China se tornou o mercado de mais rápida ascensão no segmento, o que explica o crescimento da Xiaomi. Por lá, diferentes fabricantes já competem por preço, ofertando produtos de diferentes categorias e com finalidades específicas. A consultoria diz, também, que os produtos não levaram a canibalização, ao menos por enquanto, no segmento de rastreadores esportivos – havendo aumento da demanda destes produtos e também dos relógios inteligentes.

Fabricante Remessas
no 3T15
Market Share
no 3T15
Remessas
no 3T14
Market Share
no 3T14
Variação
ano a ano
1. Fitbit 4.7 22.2% 2.3 32.8% 101.7%
2. Apple 3.9 18.6% 0.0 0.0% NA
3. Xiaomi 3.7 17.4% 0.4 5.7% 815.4%
4. Garmin 0.9 4.1% 0.5 7.0% 72.5%
5. BBK 0.7 3.1% 0.0 0.0% NA
Others 7.3 34.6% 3.9 54.6% 88.8%
Total 21.0 100.0% 7.1 100.0% 197.6% 
Anterior Teles cumprem só 35% das metas de atendimento do telefone fixo, diz Anatel
Próximos CVM do México aprova listagem da empresa de torres da América Móvil