PORTAL DE TELECOM, INTERNET E TIC

Operadoras

Mercado de fibra mudou e precisa de consolidação, diz Gebara, da Vivo

Para Gebara, Vivo foi pioneira em perceber relevância da fibra e seguirá protagonista, embora cada vez mais criteriosa quanto à escolha das potenciais aquisições no segmento.

Christian Gebara, CEO da Vivo

O CEO da Vivo, Christian Gebara (foto acima), disse na manhã desta quinta-feira, 16, que o mercado de provimento de banda larga via redes de fibra óptica mudou e precisa passar por consolidação.

“No passado parecia que qualquer um que construísse uma rede de fibra teria sucesso. Mas isso agora mudou”, falou a analistas durante a conferência dos resultados de 2022 da operadora.

Segundo ele, a Vivo foi a primeira a enxergar a importância da fibra e a disparar o movimento de consolidação. A empresa comprou em 2015 a GVT.

Gebara diz que a consolidação vai racionalizar os investimentos, uma vez que não faz sentido tem várias redes de fibra concorrentes em uma mesma área. Ele disse que a Vivo se mantém como compradora de ativos, mas tem altos padrões para levar a cabo uma aquisição.

“Em primeiro lugar, não vamos comprar rede onde já temos a nossa, não nos interessa a sobreposição. Esse é um fator determinante. Além disso, procuramos qualidade de rede. Não compraremos nada com risco de reduzir a qualidade do serviço”, falou.

Por fim, disse que é essencial que a empresa candidata a aquisição tenha regularidade fiscal e conformidade trabalhista. “Estamos abertos a avaliações, mas não achamos ainda ninguém nestas condições. Mas acho que há mais abertura dos mercados para negociação de M&A do que no ano passado”, falou.

O executivo afirma que tem motivos para comemorar o resultado de 2022 em fibra. No ano passado, a operadora adicionou 873 mil clientes FTTH (fibra até a residência), uma alta de 19% na base. Com isso, chegou a 5,48 milhões de assinantes do serviço. A receita líquida com o serviço cresceu 22%.

Também ampliou a rede de potenciais assinantes, chegando a 23,3 milhões de casas passadas. A rede de fibra da empresa está presente em 409 cidades, 82 das quais conectas em 2022.

TEMAS RELACIONADOS

ARTIGOS SUGERIDOS



 

Chatbot com IA da Mundiale automatiza vendas dos ISPs em até 84%
ISPs ainda podem contar com envio automatizado de boleto com régua de cobrança para reduzir a inadimplência e com gerenciamento fim-a-fim.