PORTAL DE TELECOM, INTERNET E TIC

Últimas do DMI

Mercado Bitcoin recebe licença do banco central de Portugal

Autorização contribui para o processo de internacionalização da fintech especializada na compra e venda de criptomoedas
Mercado Bitcoin obtém licença do Banco de Portugal para operar no país
Mercado Bitcoin obtém licença do Banco de Portugal para operar no país europeu (crédito: Freepik)

A plataforma de compra e venda de criptomoedas Mercado Bitcoin recebeu a licença de custodiante de ativos virtuais emitida pelo Banco de Portugal, o banco central do país europeu.

Na prática, a autorização possibilita que, além das transações de ativos virtuais, a fintech possa realizar a guarda e a administração dos ativos ou de instrumentos que permitam controlar, deter, armazenar ou transferi-los, incluindo chaves criptográficas.

“Essa licença reconhece a governança e as melhores práticas adotadas pelo Mercado Bitcoin no que respeita à guarda e segregação patrimonial, antecipando os princípios orientadores da regulação na União Europeia (MiCA) e permitindo a oferta de serviços para todo país que reconheça essa licença”, explica Reinaldo Rabelo, CEO da exchange, em nota.

A autorização foi solicitada pelo Mercado Bitcoin Portugal. Com isso, a empresa se tornou a primeira a conquistar a licença da autoridade monetária para operar como exchange em Portugal e na Espanha.

“Além de ser uma grande oportunidade para diversificarmos e ampliarmos a oferta de produtos para nossos clientes europeus, a autorização para a custódia nos permite também atingir os investidores institucionais em todo o mundo, como fundos de investimentos e carteiras administradas”, diz Pedro Borges, cofundador do Mercado Bitcoin Portugal, também em nota.

Decreto das criptomoedas

Na semana passada, o governo federal determinou o Banco Central (BC) como autoridade máxima para regular a prestação de serviços de ativos virtuais no território brasileiro, com base na Lei das Criptomoedas (Lei 14.478/2022). A instituição também terá competência para regular, autorizar e supervisionar as empresas prestadoras de serviços de ativos virtuais, como o Mercado Bitcoin.

TEMAS RELACIONADOS

ARTIGOS SUGERIDOS



 

Demanda por DWDM cresce e Multi PRO | ZTE amplia portfólio.
Além do DCI ZXONE – 7000 C2D produto lançado recentemente, a marca trará atualizações para equipamentos que já estão no mercado