Mercadante é confirmado para o MCT


A presidente eleita Dilma Rousseff confirmou hoje o nome de novos ministros, entre eles o do senador Aloizio Mercadante (PT-SP) para o Ministério da Ciência e Tecnologia; e do ex-prefeito de Belo Horizonte, Fernando Pimentel (também do PT), para o Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior. Com as duas confirmações, e a do atual ministro do Planejamento, Paulo Bernardo, para as Comunicações, estão preenchidos os cargos das pastas que elaboram as políticas de TICs no governo.

Em nota, a assessoria de Dilma informou que ela orientou os novos auxiliares a trabalhar de forma integrada com os demais setores do governo para cumprir o programa de desenvolvimento com distribuição de renda e estabilidade econômica.

Mercadante, mestre em Economia pela Universidade de Campinas (SP), está no legislativo desde 1990, quando elegeu-se pela primeira vez deputado federal. Em 2002 assumiu uma cadeira no Senado. O futuro ministro de Ciência e Tecnologia tem alguns projetos ligados ao setor em tramitação no Senado. Está pronto para votação em plenário, por exemplo, projeto de lei que leva a internet rápida para 55 mil escolas urbanas e rurais de todo o país. Pela proposta, a execução desta meta seria bancada com recursos do Fundo de Universalização dos Serviços de Telecomunicações (Fust).

Fernando Pimentel é mestre em ciência política pela Universidade Federal de Minas Gerais, foi prefeito de Belo Horizonte por duas legislaturas (entre 2001 e 2008). Em sua gestão, a prefeitura de BH deu início as ações de inclusão digital, com a implementação de telecentros na capital mineira. (Da redação, com Agência Brasil)

Anterior Anatel arrecada R$ 2,7 bilhões com banda H e sobras
Próximos Teles informam desistência das ações contra governo