MediaTek lança chipset compatível com 5G release 16


MediaTek. Crédito: Divulgação
Crédito: Divulgação

A MediaTek lançou o chipset Dimensity 9000, que integra modem para smartphone 5G compatível com o padrão release 16 do 3GPP.

O produto é compatível com frequências sub-6GHz e com 3CC Carrier Aggregation (300MHz) para downlink de 7Gbps. Ainda neste ano, a MediaTek lançou outros dois chips Dimensity também habilitados para a 5G, ambos produzidos com tecnologias 6nm. 

PUBLICIDADE

A companhia informou que o Dimensity 9000 é o primeiro do mundo a adotar o processo de produção TSMC N4 (de 4 nanômetros). Esse processo seria o mais avançado em matéria de eficiência e consumo de energia.

O chip utiliza CPU e GPU com a nova arquitetura Armv9 e, conforme nota da assessoria, também é o primeiro modelo com essa arquitetura. Sua configuração inclui um núcleo Cortex-X2 de até 3,05 GHz e três Arm Cortex-A710 que alcançam 2,85 GHz e quatro Arm Cortex-A510. O chip também conta como suporte a LPDDR5x 7500Mbps

O novo produto da MediaTek incorpora processadores de imagens e oferece suporte a câmeras HDR. Assim, torna possível a existência da primeira câmera de 320 MP para smartphones do mundo. Além disso, pode capturar vídeo em 4K HDR em três câmeras de forma simultânea, mantendo a eficiência energética.

Com o desenvolvimento de nova unidade de processamento de inteligência artificial (APU) no chip, a MediaTek visa maior rendimento de smartphones em aplicações de vídeos com IA. De acordo com a assessoria, isso possibilita aumentar 0 rendimento energético em até quatro vezes se comparado a geração anterior. (Com assessoria de imprensa)

PUBLICIDADE
Anterior Se aquisição da Telecom Itália for concretizada, KKR deverá vender TIM Brasil, afirma BTG Pactual
Próximos Ericsson compra provedor de nuvem Vonage por US$ 6 bi