MCom debate infraestrutura e cenário político do 5G com empresários em Washington


No segundo dia da viagem aos EUA, a comitiva formada por Ministério das Comunicações, Defesa, TCU e Senado se reuniu com representantes da IBM, Motorola Solutions, Qualcomm e do Departamento de Inteligência Nacional (ODNI). Os encontros se deram nesta terça, 8, em Washington.

PUBLICIDADE

Entre outros assuntos tratados, as autoridades abordaram potenciais problemas políticos do cenário nacional e internacional no âmbito da implementação do 5G. “Do ponto de vista internacional, a discussão também focou no acompanhamento da disputa econômica entre Estados Unidos e China e os impactos dela no cenário do 5G”, explicou o secretário de Telecomunicações do Ministério das Comunicações, Artur Coimbra.

A Qualcomm é uma das maiores produtoras mundiais de chips e outros equipamentos que suportam a tecnologia 5G. Por sua vez, a Motorola Solutions tem uma vasta experiência internacional na gestão de redes privativas, que são de interesse do Brasil e estão previstas no edital do leilão do 5G, em análise pelo TCU.

Já a IBM tem uma atuação grande no Brasil na área de data center e computação em nuvem. Ela também é uma das fornecedoras de equipamentos e serviços “open RAN” do 5G, além das redes privativas de telecomunicações. Segundo Faria afirmou em seu perfil numa rede social, a empresa também está de olho no mercado que se abre em redes privativas.

PUBLICIDADE
Anterior Tim recebe Prêmio Anatel de Acessibilidade 2021
Próximos Logicalis compra integradora alemã de infraestrutura de rede e soluções 5G