Mais de um terço das redes móveis mundiais já é LTE-Advanced


Shutterstock_Gunnar Assmy_4G_LTEA associação de fornecedores de tecnologia móvel (GSA, na sigla em inglês) divulgou relatório no qual aponta o crescimento da adoção do 4G no mundo. O material indica que 37% das redes móveis do planeta são LTE-Advanced. Ao todo, existem 521 operadores com rede LTE, LTE-Advanced ou LTE-Advanced Pro em funcionamento comercial, em 170 países. A previsão é que sejam 560 operadoras até o final do ano.

Apenas este ano, 74 operadoras aderiram ao 4G e pelo menos sete países inauguraram redes do tipo. O estudo mostra que a frequência de 1.800 MHz é a mais usada para a conexão de quarta geração. A segunda banda mais comum é a de 2,6 GHz, seguida dos 800 MHz.

Outros números do material mostram que há 82 operadoras usando, comercialmente, a tecnologia de voz no LTE (VoLTE), em 43 países. E que 78 operadoras usando o LTE-TDD, usada para conexões fixas de banda larga a partir de infraestrutura móvel. No primeiro trimestre, havia 1,292 bilhão de usuários do 4G, no mundo, ou 17,4% das pessoas que usam celular.

PUBLICIDADE
Anterior Abinee: Importação de celular aumenta 160% em julho
Próximos Deputado Vilela garante: seu projeto só vai tramitar em duas comissões temáticas da Câmara