Finep vai financiar compra de cabo de fibra óptica por provedores

Financiadora atende demanda das entidades representativas de ISPs. Até 60% do financiamento de construção de uma rede poderão ser gastos na compra dos cabos ópticos.

fibra óptica ztt solverde

A Finep, financiadora ligada ao MCTIC, anuncia mudanças em sua linha de crédito específica para telecomunicações: além de equipamentos de telecomunicação 100% nacionais, vai financiar também a aquisição de cabos de fibra ótica desenvolvidos no Brasil.

Com isso, passa a apoiar a expansão de rede no país praticamente em sua totalidade. A mudança permite à financiadora atender a demanda das empresas de internet, sobretudo de provedores regionais. Entidade representativas dos provedores vinham pedindo a expansão da linha para fibra, um dos principais insumos para a expansão das redes.

A gerente de Tecnologia da Informação e Economia Criativa da Finep, Joana Meirelles, explica que a entrada da fibra vai ajudar as empresas a conseguirem apresentar projetos na ordem de R$ 500 mil – valor mínimo previsto no programa. “Estamos adequando a linha à realidade das empresas”, afirma.

O objetivo do programa continua o mesmo: reaquecer o mercado e estimular o desenvolvimento e a consolidação da cadeia nacional de fornecedores de equipamentos e de serviços de telecomunicações. Por isso, para serem adquiridos, os cabos de fibra ótica precisam seguir os padrões NCM 8544.70 e, assim como os equipamentos, serem certificados pelo MCTIC, conforme exposto na Portaria MCT Nº 950.

Haverá limitação de 60% do financiamento para aquisição de fibra (o restante precisa ser equipamento). A mudança passa a valer em abril. (Com assessoria de imprensa)

Avatar photo

Da Redação

A Momento Editorial nasceu em 2005. É fruto de mais de 20 anos de experiência jornalística nas áreas de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) e telecomunicações. Foi criada com a missão de produzir e disseminar informação sobre o papel das TICs na sociedade.

Artigos: 10344