Apple assume liderança em sistemas operacionais móveis nos EUA


A Kantar Worldpanel acaba de divulgar seu último estudo ComTech, o qual revela os dados de vendas de smartphones no mundo, no último trimestre de 2014. O levantamento identificou que a participação da Apple cresceu em Estados Unidos, Europa e China, impulsionado pelas vendas no Natal.

Nos Estados Unidos, o iOS ultrapassou o Android pela primeira vez desde 2012 como sistema operacional mais utilizado. Passou a ter 47,7% do mercado, contra 47,6% do Android. “A Apple foi capaz de assumir uma posição vantajosa de mercado em relação ao Android, que tem fraca presença de produtos premium”, explica Carolina Milanesi, executiva responsável por coordenar o ComTech na Kantar Worldpanel.

Segundo o levantamento, em toda a Europa a participação do Android diminuiu 3,8 pontos percentuais durante o ano, enquanto o iOS registrou um crescimento de 6,2 pontos percentuais. A Grã-Bretanha registrou o maior impacto na queda do Android em comparação ao iOS, que teve um crescimento de 13,1% na região. Além disso, as marcas LG e Sony também vêm perdendo mercado ano após ano.

PUBLICIDADE

“A Itália foi o único mercado europeu onde o Android cresceu”, salienta Dominic Sunnebo, diretor de visão estratégica da Kantar Worldpanel ComTech Europa. “Considerando o forte mercado de pré-pago e o canal direto mais amplo, não é uma surpresa que o sistema operacional continua conquistando seus consumidores italianos”, explica.

“Na China, a Apple cresce em participação de mercado ano a ano, se comparado com o Android”, segundo Tamsin Timpson, diretor de visão estratégica da Kantar Worldpanel ComTech Ásia. “Enquanto Xiaomi se manteve como a marca mais vendida no último período, a Apple foi capaz de fechar ligeiramente a lacuna, crescendo sua participação para 21,5%, de 19% no ano anterior”. Ainda segundo o levantamento, quase um quarto dos consumidores chineses que compraram um iPhone nos últimos três meses estavam adquirindo seu primeiro smartphone, em comparação com 16,5% para o mesmo período de 2013.

A penetração de smartphone atingiu 59% nos EUA e 67% em todas as cinco principais economias da Europa, enquanto mercados como o Brasil (35%) e México (37%) ainda precisam percorrer um longo caminho. “À medida que a oportunidade de atrair compradores que estão adquirindo seus smartphones pela primeira vez em economias desenvolvidas diminui, acaba se tornando muito importante a retenção dos clientes leais a partir das plataformas concorrentes”, diz Milanesi.

“A fidelidade média do cliente da Apple é de 87% em todos os EUA e na Europa certamente parece promissora. Enquanto Samsung pode estar sentindo alguma pressão, a sua fidelidade à marca continua sendo de longe o mais forte dentro do ecossistema Android, com uma média de 62% em todos os EUA e grandes mercados europeus”, analisa. (Com assessoria de imprensa)

Anterior Ericsson testa LTE agregado a espectro do WiFi
Próximos Sony apresenta novo smartphone de entrada