Internet rural deverá ter velocidade mínima de 10 Mbps, nos EUA


A Federal Communications Commission (FCC), órgão responsável pela regula das telecomunicações nos Estados Unidos, baixou ontem uma norma determinando aumento da velocidade mínima de conexão oferecida por provedores de acesso que atuam em zonas rurais. O regulamento vale para todos os ISPs ou operadoras que recebem subsídio do governo (programa Connect America) para levar conexão a áreas pouco atraentes comercialmente.

Segundo o documento, a medida tem a intenção de igualar a internet oferecida no campo à das cidades, em que 99% das pessoas usam conexões de ao menos 10 mbps de download, e 1 mpbs de upload. Regra de 2011, valida até ontem, obrigava os prestadores a garantir velocidade de 4 mbps para download e 1 Mbps para upload.

PUBLICIDADE

A FCC justifica a norma alegando que o Congresso do país cobrou ações para que não haja diferença entre a qualidade da internet oferecida no campo da obtida nas cidades. As operadoras também deverão ajustar os serviços prestados, garantindo manutenção gratuita por seis anos ao usuário (poderão cobrar após esse período). Caso desistam de fornecer pacotes rurais com subsídio do governo, deverão garantir a entrega do serviço de voz até outro competidor tornar o serviço disponível em uma região.

Anterior 3G em 900 MHz atinge 75% da grande São Paulo, diz TIM
Próximos Telebras firma financiamento de satélite com a Finep