PORTAL DE TELECOM, INTERNET E TIC

Tecnologia

Instituto Eldorado recebe aval do Inmetro para testes 5G em ondas milimétricas

Laboratório de Ensaios e Testes (LET) obteve acreditação para provas de certificação da Anatel em dispositivos móveis para a faixa de ondas milimétricas (FR2) e outras tecnologias
Autorizado pelo Inmetro, Instituto Eldorado fará testes 5G em ondas milimétricas
Autorizado pelo Inmetro, Instituto Eldorado fará testes 5G em ondas milimétricas (crédito: Freepik)

O Instituto Eldorado ampliou o escopo de serviços supervisionados pelo Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro). A instituição de pesquisa passará a executar testes de certificação exigidos pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) para dispositivos 5G na faixa de ondas milimétricas (FR2).

O Eldorado informou que seu Laboratório de Ensaios e Testes (LET) já realiza experimentos de compatibilidade eletromagnética (EMC), segurança elétrica, radiofrequência (RF) e SAR. A expansão para FR2 (Frequency Range 2) também inclui a análise para power density (PD).

Em comunicado, o instituto destacou que, como a nova faixa de frequência opera no Brasil em 26 Ghz, terá maior velocidades nas conexões.

“Com esse avanço, o Eldorado fortalece sua posição como referência na certificação de dispositivos móveis da tecnologia 5G no Brasil. A acreditação pelo Inmetro é um reconhecimento internacional, que assegura aos clientes nossa excelência técnica e, principalmente, a qualidade e a confiabilidade dos nossos resultados”, declara, em nota, Alessandro Andreo, gerente de Avaliação da Conformidade do Instituto Eldorado.

Em 2020, a instituição lançou o primeiro laboratório para análise e validação dos dispositivos 5G para fabricantes no Brasil na faixa FR1 (Frequency Range 1), iniciativa que serviu de base para diversos estudos e o desenvolvimento da tecnologia no País. Em 2022, o laboratório foi ampliado para cobrir a faixa de ondas milimétricas FR2 (Frequency Range 2).

Além das novas atividades incorporadas ao escopo de atuação em 5G, o instituto, por meio do LET, ampliou a oferta de ensaios acreditados pelo Inmetro nas seguintes áreas: Time Average SAR (TAS) – Ato ANATEL 1630 (2021); Instrumento de Pesagem Não Automático baseado na nova Portaria do INMETRO nº 157 (2022); Ensaios mecânicos em Carregador de Telefone Celular – Ato ANATEL 5159 (2022); Ensaios para Dispositivos Móveis por Satélite – ETSI EN 301 441 / ETSI EN 300 733; e Power Density (PD) – IEC/IEEE 63195-1 para faixa acima de 6GHz incluindo 5G FR2. (Com assessoria de imprensa)

TEMAS RELACIONADOS

ARTIGOS SUGERIDOS



 

Chatbot com IA da Mundiale automatiza vendas dos ISPs em até 84%
ISPs ainda podem contar com envio automatizado de boleto com régua de cobrança para reduzir a inadimplência e com gerenciamento fim-a-fim.