Instagram vai liberar NFTs para influenciadores

O Instagram terá em seu aplicativo uma aba dedicada a NFTS, compras estarão sujeitas a taxas da loja de aplicativos.
NFTs estarão no Instagram - Crédito: FreepikIntelly lança plataforma de investimentos imobiliários baseada em NFTs - Crédito: Freepik
Crédito: Freepik

O Instagram vai liberar NFTs para influenciadores, informa o noticiário internacional. Para isso, está desenvolvendo uma plataforma de recursos de curadoria e venda de NFT por meio de seu aplicativo, anunciou a Meta , empresa-mãe, nesta quarta-feira. A novidade permitirá que os usuários criem e lancem seus próprios NFTs para venda através do Instagram.

“Um grupo de criadores em breve poderá criar colecionáveis ​​digitais (NFTs) e vendê-los diretamente no Instagram”, disse o chefe de comércio da Meta, Stephane Kasriel, em comunicado. Em seu lançamento, o Instagram usará o blockchain Polygon. A rede social também adiciona tokens que poderão ser visualizados no aplicativo. O novo recurso será lançado para um grupo seleto de artistas e criadores de conteúdo antes do público em geral. Criadores como fotógrafos e artistas já foram selecionados para o acesso
antecipado e demonstraram anseio com a novidade.

Amber Vittoria, artista que teve acesso antecipado a novidade, compartilhou  sua animação. “O Meta e Instagram estão constantemente encontrando maneiras novas e inovadoras de ajudar os criadores a se sustentarem com sua arte”, disse a artista. Essa estratégia de implantação corresponde à abordagem da Meta para a Web3. Em maio, a empresa anunciou que estava lançando recursos para conectar carteiras digitais em perfis do Instagram e do Facebook.

Hoje, o Facebook e o Instagram suportam a exibição de NFTs nas blockchains Ethereum, Polygon e Flow, permitindo que os usuários conectem suas carteiras às suas contas para exibir NFTs. O suporte para as carteiras Solana e Phantom está chegando.

“Nossa estratégia para tecnologias Web3 – incluindo blockchain – está focada em ajudar os criadores a ganhar a vida. Além disso, acreditamos que a tecnologia Web3, como o blockchain, melhorará positivamente o modelo econômico para os criadores, dando-lhes a capacidade de criar novos tipos de ativos digitais para monetiza”, disse Kasriel.

Embora a Meta não cobre inicialmente suas próprias taxas pelas vendas de NFT feitas por meio de seus aplicativos, isso está nos planos futuros. “A Meta não cobrará taxas para criar ou vender colecionáveis ​​digitais até 2024”, disse Kasriel, mas observou que quaisquer transações no aplicativo “ainda estão sujeitas a taxas aplicáveis ​​da loja de aplicativos”.

No entanto, ainda não está claro se os usuários irão aderir a conveniência de compra NFTs no aplicativo do Instagram, e se os recursos de NFT do Instagram também serão lançados na versão do navegador de sua plataforma no futuro. Em resposta, um representante do Meta apontou para a declaração de Kasriel publicada no Medium. “O Instagram foi um catalisador na minha carreira criativa, assim como a imprensa fez para a palavra escrita” disse o fotógrafo Dave Krugman, que também foi escolhido para acesso antecipado aos novos recursos NFT do Instagram.

Estagiário de jornalismo da Momento Editorial

Avatar photo

Redação DMI

Artigos: 1770