PORTAL DE TELECOM, INTERNET E TIC

Infraestrutura

Infraestrutura da infovia 01 é entregue ao Estado; rede metropolitana fica para abril

Trecho de cabo óptico subaquático vai de Santarém (PA) a Manaus (AM). MCom fará vistoria na infraestrutura.
A infraestrutura da infovia 01 foi entregue nesta terça, 7, ao Estado. (Crédito: Pablo Le Roy/MCom)

O Grupo de Implantação do Processo de Redistribuição e Digitalização (Gired) aprovou nesta terça-feira, 7, o termo de declaração e entrega ao Estado da Infovia 01. O trecho de cabeamento subfluvial entre Santarém (PA) e Manaus (AM), para viabilizar internet de alta velocidade, faz parte do Programa Norte Conectado.

A construção da Infovia 01, ora entregue, foi executada pela Entidade Administradora de Processo de Redistribuição e Digitalização de Canais TV e RTV (EAD Digital), com recursos remanescentes da limpeza da faixa do 4G. O Ministério das Comunicações (MCom), que recebe a infraestrutura, faz uma vistoria nesta semana.

A EAD Digital também é responsável pela construção de uma rede metropolitana que fará a conexão terrestre a “dez escolas públicas urbanas, sede do Tribunal de Justiça local, um hospital escola e uma praça pública” em cada uma das localidades atendidas. Esta etapa tem conclusão de infraestrutura prevista em abril deste ano.

O MCom passará o gerenciamento da infovia 01 à Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP) –  que construiu a Infovia 00 e selecionou as empresas que vão comercializar a conexão do primeiro trecho e, agora, do segundo.

De acordo com a RNP, a formalização do consórcio que fornecerá conectividade na região por meio da infovia 01 ainda está em andamento. Há expectativa de conclusão em três meses. 

Infraestrutura entregue

O Cabo Óptico Subaquático (COS) concluído pela EAD Digital interliga, ao todo, sete sedes de municípios no Pará (Santarém, Óbidos, Oriximiná, Terra Santa, Juruti, Curuá e Alenquer) e cinco sedes de municípios do Amazonas (Parintins, Urucurituba, Itacoatiara, Autazes e Manaus). São 1.070 quilômetros de extensão. A estrutura complementa a Infovia 00, que foi construída a partir de Macapá (AP). 

Além da rede subfluvial, a infraestrutura pronta compreende ainda:

  • Caixa de Ancoragem (AMH) nas 11 sedes de municípios do projeto, com seus respectivos Termos de Cessão de áreas;
  • Data Center Modular (DCM) nas 11 sedes de municípios, equipado com Sistema de Transmissão Óptica (STO) e interligação com caixa de ancoragem (AMH); e
  • Sistema de Transmissão Óptica (STO) nas 11 sedes de municípios.

TEMAS RELACIONADOS

ARTIGOS SUGERIDOS



 

Demanda por DWDM cresce e Multi PRO | ZTE amplia portfólio.
Além do DCI ZXONE – 7000 C2D produto lançado recentemente, a marca trará atualizações para equipamentos que já estão no mercado