Indústria eletroeletrônica adia investimentos diante de incertezas


Sondagem realizada pela Associação Brasileira da Indústria Elétrica e Eletrônica (Abinee) mostra que o setor está revendo suas estratégias de Capex para o ano. O levantamento indica que 28% das empresas decidiram adiar os investimentos no país por diversos motivos.

Segundo a Abinee, os empresários estão cautelosos com a alta carga tributária, a demora na aprovação de reformas do governo, as incertezas quanto ao mercado internacional, a indecisão quanto à Lei de Informática, entre outros.

PUBLICIDADE

A reforma da previdência aparece como um dos principais fatores, conforme a entidade. A pesquisa identificou que, das empresas que adiaram investimentos, 53% o fez à espera da aprovação de mudanças no sistema previdenciário.

Não é de hoje que o setor anda desconfiado com a situação em Brasília. Na última semana, a Abinee divulgou pesquisa na qual registrou-se queda pelo quarto mês seguido da confiança dos industriais.

Indicadores desfavoráveis

Da sondagem de março para a de abril houve piora nos principais indicadores como emprego e nível de estoque de produtos acabados. Quanto ao emprego, o total de empresas que pretende contratar diminuiu, passando de 19% em março para 16% nesta última pesquisa.

No que se refere aos estoques de produtos acabados, nas últimas duas sondagens da Abinee, verificou-se elevação de 8 pontos percentuais nas indicações de empresas com estoques acima do normal, atingindo 25% no mês de abril. Porém, mesmo com esse aumento, 70% das empresas indicaram situação de normalidade.

Por outro lado, no mercado interno aumentaram de 39% para 40% as indicações de crescimento nas vendas e encomendas de março para abril. Também diminuiu o total de empresas que indicaram queda nas vendas, passando de 33% para 30% no período.

Assim mesmo, as vendas e encomendas estão abaixo das expectativas para quase a metade (48%) dos empresários. Esse é o pior indicador desde junho do ano passado (49%), período em que ocorreu a greve dos caminhoneiros. (Com assessoria de imprensa)

Anterior Proteção de dados pessoais na Constituição ganha apoios
Próximos Surf Telecom se credencia para explorar WiFi Livre em São Paulo