Iluminação pública é a nova fronteira brasileira para a Silver Spring

Segundo Helder Bufarah, diferentes capitais, entre elas Belo Horizonte, preparam-se para fazer parcerias público-privadas para adotar sensores inteligentes nos postes de luz das ruas públicas.

foto-helder-Bufarah-Diretor-Tecnologia-Silver-SpringSalvador – Com a confortável posição de ter angariado 100% do mercado de  medidores inteligentes dos grandes consumidores do grupo CPFL,  de cerca de 30 mil pontos, a californiana Silver Spring prepara-se para dois grandes desafios do mercado brasileiro- ingressar no promissor segmento de iluminação pública e apostar que as concessionárias de energia vão mesmo modernizar suas redes de distribuição.

Segundo o diretor de tecnologia da empresa, Helder Bufarah,  o segmento de iluminação pública – que passou para a administração municipal – passa a ser um cobiçado segmento para empresas de tecnologia como a sua (que já oferece o sistema para a prefeitura de Paris, por exemplo) e vai aquecer a IoT a partir deste ano. Além de Belo Horizonte – que já criou a empresa BH IP, para dar início à contratação da parceria público-privada – e da maior licitação do mundo da prefeitura paulista, iniciada ainda na gestão Haddad, inúmeras capitais preparam os seus editais, que vão movimentar o mercado de IoT brasileiro, alertou o executivo.

Além disso, Bufarah está otimista com as perspectivas de investimentos que devem ser feitos pelas concessionárias de energia elétrica, por causa das exigências da Aneel com a renovação das concessões. “A Aneel estabeleceu índices de qualidade muito rigorosos, que demandam urgência de investimentos das empresas”, disse.

Ele reconhece, contudo, que para a implementação mais acelerada de smart grids e medidores inteligentes aos clientes residenciais não basta a aposta nos padrões abertos – como faz sua empresa- mas também a definição dos padrões que possam permitir a diversificação e o barateamento dos produtos, conforme reivindicam os representantes das concessionárias de energia.

* A jornalista viajou a convite da UTCAL

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Miriam Aquino

Jornalista há mais de 30 anos, é diretora da Momento Editorial e responsável pela sucursal de Brasília. Especializou-se nas áreas de telecomunicações e de Tecnologia da Informação, e tem ampla experiência no acompanhamento de políticas públicas e dos assuntos regulatórios.
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