PORTAL DE TELECOM, INTERNET E TIC

Tecnologia

Huawei promete gerar empregos na Amazônia

Gigante chinesa planeja capacitar três mil pessoas nos próximos três anos para trabalhar na indústria de TIC.
CEO da Huawei no Brasil, Sun Baocheng / Foto: Divulgação

A Huawei vai capacitar e contratar desempregados na Amazônia. A declaração foi feita hoje, 14, pelo CEO da Huawei no Brasil, Sun Baocheng, durante live promovido pelo Instituto Municipalista de Inovações (IMI). Na avaliação do executivo, a gigante chinesa poderá ajudar a atender a demanda da mão de obra e diminuir o desemprego.

Atualmente, justificou, a região enfrenta desafios extras para o desenvolvimento da indústria de TIC (Tecnologia da Informação e Comunicação), como a falta de recursos humanos especializados. “O isolamento da região e as condições climáticas locais também são desafios”, avaliou Baocheng.

A empresa atua no Brasil há cerca de 22 anos, e estuda capacitar 300 pessoas da região ainda este ano. Nos próximos três anos, outros 3.000 desempregados devem ser treinados. Segundo o CEO da empresa, algumas ações são essenciais para impulsionar o desenvolvimento sustentável na região. “Aumentar o acesso a informações e serviços, a conectividade entre pessoas e organizações e a produtividade e a eficiência dos recursos”, destaca.

Indústria de talentos

Adiantou que a Huawei pode atenuar o aumento de desemprego construindo a Huawei Intelligent Factory, que é uma indústria de talentos. “Uma parte da população desempregada pode conseguir um emprego e atuar na indústria de TICs. Esses podem se tornar os futuros técnicos da região”, projetou.

Ainda de acordo com Baocheng, a empresa entende que é possível aumentar e até dobrar a conectividade na Amazônia. Mas, destacou, “não podemos fazer isso, sozinhos”. Daí assinalou a ideia de formatar parcerias locais para o desenvolvimento de soluções e não apenas em conectividade quanto em soluções para os clientes.

TEMAS RELACIONADOS

ARTIGOS SUGERIDOS



 

Capacity LATAM 2024 vai debater conectividade e inovação na América Latina
Evento acontece nos dias 12 e 13 de março, com presenças de BNDES, META, AWS, Algar, Telxius , Mega Telecom, Elea Digital, Ufinet e mais.