PORTAL DE TELECOM, INTERNET E TIC

Destaques Publieditorial

HUAWEI HiConfig: entenda como configurar roteadores em larga escala

Compatível com os roteadores da HUAWEI disponíveis no mercado brasileiro, a solução se destaca por tornar as operações de banda larga mais eficientes e reduzir os custos dos provedores

HUAWEI HiConfig: veja como configurar roteadores em larga escala

Para se destacar no competitivo mercado de banda larga fixa, o provedor de serviços de internet (ISP) precisa entregar a melhor rede possível ao cliente, principalmente dentro da residência e dos escritórios dos usuários. Isso demanda amplo alcance sem fio, estabilidade, suporte a diversos dispositivos conectados simultaneamente e alta velocidade. No entanto, para assegurar a viabilidade e a longevidade do negócio, é importante adotar práticas que tornem as operações mais eficientes.

Sabendo da necessidade de os provedores aperfeiçoarem as suas atividades, a HUAWEI desenvolveu uma ferramenta capaz de agilizar o processo de configuração dos roteadores que são instalados nas casas e nos escritórios dos clientes. Trata-se da solução HUAWEI HiConfig, uma ferramenta que permite que os ISPs configurem os roteadores da marca de uma maneira massiva, rápida e prática.

Em linhas gerais, utilizando o HUAWEI HiConfig, o provedor consegue formular um parâmetro individual de configuração que pode ser replicado em vários equipamentos.
Isso significa que a equipe técnica não precisa configurar manualmente cada roteador, o que reduz consideravelmente o tempo gasto nessa etapa da operação. Tudo o que é preciso fazer é instalar o parâmetro definido nos roteadores correspondentes – e isso pode ser feito em larga escala.

Além disso, com o HUAWEI HiConfig, o provedor tem a garantia de que o equipamento permanecerá configurado mesmo em caso de reset por parte do usuário, o que evita deslocamentos de técnicos e reduz o custo operacional.

A ferramenta também possibilita que o ISP faça o gerenciamento remoto dos equipamentos. Isso porque os roteadores da HUAWEI são compatíveis com o protocolo TR069, permitindo que o provedor, via servidor ACS, supervisione e ajuste a distância a base de dispositivos em uso.

A solução foi desenvolvida pela HUAWEI para se transformar em uma vantagem competitiva aos provedores que utilizam os roteadores da marca, priorizando a praticidade, a satisfação e a fidelização dos clientes, assim como a redução dos custos operacionais.

Como funciona

Para utilizar o HiConfig, o provedor precisa entrar em contato com a HUAWEI. Mas é muito simples. Basta enviar um e-mail para [email protected] solicitando o acesso à ferramenta. Na mensagem, o ISP deve informar a razão social e o CNPJ. Em seguida, a companhia enviará uma pasta com o arquivo de instalação do HiConfig.

De certo modo, o prestador de serviço tem de seguir quatro passos para fazer pleno uso da solução de configuração em larga escala. São eles:

  • Preparar um PC e um switch;
  • Executar e abrir a ferramenta HUAWEI HIConfig no PC;
  • Preencher a tabela com os parâmetros a serem customizados;
  • Importar o arquivo de configuração, selecionar o adaptador de rede e clicar em “Writedata” para atualizar os roteadores em lotes.

Para conferir a instalação, a configuração da tabela de parâmetros e a atualização dos roteadores em detalhes, sugerimos que o provedor veja um vídeo disponível no site do HiConfig.

Portfólio e praticidade

A HUAWEI disponibiliza uma série de roteadores de alta qualidade no mercado brasileiro. Além de suporte ao WiFi 6, banda dupla de conexão (2,4 GHz e 5 GHz), amplo alcance de sinal, facilidade para criação de rede mesh e robusto sistema de segurança, os equipamentos são compatíveis com a ferramenta HiConfig.

Dessa forma, independentemente do aparelho, o provedor poderá utilizar a solução para aperfeiçoar as suas operações, reduzir custos e imprimir celeridade ao processo de configuração dos equipamentos.

Atualmente, a companhia distribui, no Brasil, o roteador HUAWEI WiFi AX2, modelo de entrada que fornece redes de amplo alcance, fortes e estáveis. Também está disponível no mercado nacional o HUAWEI WiFi AX2S, versátil para ambientes domésticos e corporativos.

O portfólio da marca também inclui o HUAWEI WiFi AX3 Pro, indicado para quem necessita de um acesso à internet de alta velocidade, e o HUAWEI WiFi Mesh 3, modelo ideal para casas grandes ou escritórios corporativos, tendo em vista o amplo alcance do sinal (200 m²) e a facilidade para criação de rede mesh.

Além disso, o novo lançamento da empresa, o HUAWEI WiFi AX3S, também conta com a funcionalidade. Desse modo, os ISPs que adquirirem o equipamento para redes de alto desempenho também poderão se beneficiar das vantagens da solução de configuração em lote.

Tecnologias de ponta

A solução HiConfig não é a única tecnologia projetada pela HUAWEI para aperfeiçoar as operações dos provedores. Na verdade, a ferramenta integra um conjunto de soluções desenvolvidas especificamente para tornar as atividades das empresas de banda larga fixa mais eficientes e práticas.

Em outras palavras, os roteadores da HUAWEI também são compatíveis, por exemplo, com o recurso HarmonyOS Mesh+, tecnologia que é referência no mercado quando se trata de rede mesh, uma vez que facilita a criação de uma cobertura comum entre equipamentos do mesmo modelo.

Os aparelhos ainda contam com o HUAWEI HomeSec, uma solução que integra robustos recursos de segurança para proteger a rede de ataques de força-bruta ou de envenenamento por ARP.

O cliente do ISP que tem um roteador da marca instalado em sua casa ou escritório também tem acesso ao aplicativo HUAWEI AI Life, que pode ser usado para gerenciar a rede, visualizar a área de cobertura sem fio, conferir o status dos dispositivos conectados, controlar a navegação de menores de idade, bloquear sites inadequados, entre outras funcionalidades disponíveis na palma da mão.

 

 

TEMAS RELACIONADOS

ARTIGOS SUGERIDOS