PORTAL DE TELECOM, INTERNET E TIC

Telefonia móvel

Huawei e Veloso Net levam 4G a comunidades ribeirinhas do Amazonas

Fabricante de equipamentos de telecomunicação também anunciou que atuará ao lado da UICN para pôr em prática projeto de proteção ambiental no Rio Amazonas, no Pará
Huawei e Veloso Net ativam redes móveis 4G no Amazonas
Manaus; Huawei e Veloso Net instalaram redes móveis no Amazonas (crédito: Freepik)

A Huawei e a operadora regional Veloso Net informaram, em evento realizado em São Paulo, nesta segunda-feira, 27, que trabalharam juntas na construção de redes de telecomunicações no Amazonas.

A iniciativa propiciou o fornecimento de conectividade 4G a aproximadamente 30% da população do estado, que passou a ter acesso à tecnologia de quarta geração móvel pela primeira vez.

Em linhas gerais, a parceria consistiu na instalação de redes de banda larga móvel em comunidade e cidades localizadas ao longo do Rio Solimões, com extensão de 1.700 quilômetros, partindo de Tabatinga, cidade próxima à fronteira com a Colômbia, até Manaus.

Próximos passos

No evento, a Huawei também anunciou a segunda fase do projeto Tech4Nature, por meio do qual utiliza inovações tecnológicas digitais para preservar o meio ambiente e promover o desenvolvimento econômico.

No período de 2024 a 2026, a companhia atuará ao lado da União Internacional para Conservação da Natureza (UICN) para implementar um projeto de proteção ambiental na área ao redor da foz do Rio Amazonas, no estado do Pará.

O programa também inclui ações de capacitação para integrantes de comunidades locais, com foco no uso da ciência e da tecnologia como forma de prevenir incêndios e proteger a flora e a fauna locais.

A empresa já empregou iniciativas semelhantes em comunidades remotas de outros países, como em Puerta Williams, no Chile, e em Mérida, no México. Os projetos foram postos em prática com o apoio de organizações locais e internacionais empenhadas no desenvolvimento de soluções digitais de conservação da biodiversidade. (Com assessoria de imprensa)

TEMAS RELACIONADOS

ARTIGOS SUGERIDOS



 

Chatbot com IA da Mundiale automatiza vendas dos ISPs em até 84%
ISPs ainda podem contar com envio automatizado de boleto com régua de cobrança para reduzir a inadimplência e com gerenciamento fim-a-fim.