Huawei e Senai Cimatec lançam caminhão do 5G em Brasília


Nesta segunda-feira, 27, a Huawei e o Senai Cimatec inauguraram o 5G Truck (Caminhão 5G, na tradução para o português). No lançamento em Brasília, a fabricante apresentou o caminhão sala de aula, de cerca de 20 toneladas, que irá percorrer o Brasil levando conhecimento sobre a tecnologia móvel de quinta geração.

PUBLICIDADE

O 5G Truck vai passar por ao menos 18 cidades nos próximos 6 meses, levando treinamentos teóricos e práticos sobre os reais usos do 5G em diversos setores, para que pessoas da comunidade e do público em geral tenham conhecimento do portfólio de soluções e produtos 5G da Huawei.

Entre os cursos oferecidos, estão o 5G Industry Progress e o Evolution Training Academy. Além da formação teórica, todos os participantes poderão aprender mais sobre equipamentos 5G e como indústrias a exemplo de agricultura, logística, manufatura, educação e outras serão beneficiadas pela nova tecnologia.

“A transformação digital do Brasil não depende apenas da conexão 5G. Para que o país possa se desenvolver na economia 4.0 é preciso criar um ecossistema de pessoas com conhecimento sobre as novas tecnologias digitais, capazes de trabalhar e criar novas aplicações baseadas em inteligência artificial, nuvem e internet das coisas”, explica Tiago Fontes, diretor de marketing e ecossistemas da Huawei.

Segundo Fontes, o projeto do caminhão tem como objetivo ampliar os conhecimentos básicos sobre a quinta geração de redes e mostrar como o novo padrão de conexão poderá transformar diversos setores da economia brasileira.

O 5G Truck ficará estacionado por dois dias nas sedes do SENAI. Para até 12 alunos por turma, as aulas serão ministradas pelos professores da instituição e a carreta estará disponível para visitação do público.

“O objetivo desse projeto da Huawei em parceria com o SENAI CIMATEC é rodar o Brasil com uma sala de aula itinerante para que as pessoas possam experimentar, em primeira mão, esse novo patamar de conectividade”, afirma Leone de Andrade, diretor de tecnologia e inovação do SENAI CIMATEC.

A primeira parada do caminhão 5G será no hotel Royal Tulip Alvorada, em Brasília, onde ele ficará estacionado entre os dias 27 e 29 de junho.

O 5G Truck irá visitar Fortaleza (CE), Salvador (BA), Serra (ES), Vitória (ES), Belo Horizonte (MG), Contagem (MG), Juiz de Fora (MG), Santa Rita do Sapucaí (MG), Rio de Janeiro (RJ), Campinas (SP), Sorocaba (SP), São Paulo (SP), Curitiba (PR), Toledo (PR), Joinville (SC), Blumenau (SC), Florianópolis (SC) e Cuiabá (MT). (Com assessoria de imprensa)

PUBLICIDADE
Anterior Sobe e desce na bolsa: ISPs desafiam operadoras com potencial de valorização acima de 300%
Próximos São Paulo e Goiás reduzem ICMS para telecom