Huawei e Claro lançam em Goiás o sinal de 5G no campo


O Governo do Estado de Goiás lançou hoje, 3, no interior do estado, a iniciativa de internet móvel 5G para o agronegócio, em caráter experimental, com o uso de equipamentos da gigante chinesa Huawei, e a Claro. A operadora obteve uma licença de demonstração em 3,5 GHz, com validade de um ano, para a iniciativa.

A rede será testada por pesquisadores das instituições de ensino IF Goiano e Centro de Excelência em Inteligência Artificial (Ceia), da Universidade Federal de Goiás (UFG). O lançamento aconteceu hoje no Centro de Excelência em Agricultura Exponencial (Ceagre), localizado no Parque Tecnológico do IF Goiano, no município de Rio Verde.

Segundo o governo estadual, a tecnologia será usada para soluções de internet das coisas (Internet of Things – IoT), com a expectativa de reduzir custos operacionais e abrir mercado para as agritechs. Na ocasião, houve a demonstração de aplicações reais de uso de IoT para o agronegócio através da tecnologia 5G, desenvolvidas por meio de pesquisas com inteligência artificial.

PUBLICIDADE
Anterior MPF deverá ser acionado para apurar novo vazamento de dados no MS
Próximos STF reativa lei do Piauí que obriga teles a fornecer extrato em planos pré-pagos