Huawei conclui implantação da rede de transporte da TIM no Sudeste


shutterstock_marutti_tecnologia_rede_conexao_iconeA TIM e a Huawei concluíram a implementação de um novo backbone de alta capacidade. A rede de transporte recebeu a solução OSN9800l da fornecedora. Com a tecnologia, passa ter suporte de até 400G/1T, ampliando a capacidade de rede da tele, além de preparar a infraestrutura para uso de redes definidas por software (SDN).

O aumento da capacidade levou seis meses para ser implementado. Ele permitirá oferta de maior largura de banda para serviços de telecomunicações. A solução, dizem as empresas, pode facilmente lidar com o tráfego de conteúdo IPTV (Internet Protocol Television) e conectividade móvel LTE-Advanced.  O novo backbone, conhecido como QUAD, cobre a área Sudeste do Brasil (São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte e Uberlândia) e também Brasília. Essas áreas concentram a maior população e o maior tráfego de dados do país.

A operadora atingiu, em setembro de 2015, um total de 278 cidades com cobertura de internet móvel 4G no país e projeta ultrapassar a marca de 400 até o final deste ano, chegando a uma área de cobertura equivalente a 58% da população urbana brasileira. Isso representa cerca de 100 milhões de habitantes. A TIM pretende investir R$ 14 bilhões no país no triênio 2015-2017, para a expansão da cobertura 3G e 4G e melhorar a disponibilidade e a qualidade dos serviços de acesso à banda larga.

O anúncio de que a Huawei seria uma das principais fornecedoras da TIM para o período foi feito em agosto. A operadora também contratou a Ericsson e a Nokia para melhorar sua arquitetura de rede. Com a Nokia, os contratos preveem instalação de small cells no Norte, Nordeste e Centro-Oeste. A tele ainda não detalhou quais os projetos de responsabilidade da Ericsson.

Anterior TV paga volta a perder clientes em outubro, puxada pelo DTH
Próximos Mercado mundial de smartphones desacelera em 2015