Hispamar abre novo centro de controle em 2017


 

shutterstock_infraestrutura_satelite_antena_banda_largaA Hispamar Satélites, joint venture formada por Hispasat e Oi, está investindo na construção de uma nova infraestrutura no Brasil para a operação de seus satélites. A brasileira comprou um terreno em Serviente, no Rio de Janeiro, para onde serão transferidos os serviços atualmente operados pelo centro de controle de satélites da Hispamar no Flamengo e em Guaratiba. No mesmo local, também será instalada a nova estação terrena que controlará o satélite Amazonas 5, cujo lançamento é previsto para 2017.

O novo centro de Serviente, de onde serão operados os satélites Amazonas localizados em 61º Oeste, e os futuros satélites da posição orbital de 74º Oeste, adquirida em 2015, permitirá expansões nos próximos anos. As obras já foram iniciadas e a sua conclusão está prevista para para daqui a nove meses. O novo projeto envolve um investimento de R$ 40 milhões, incluindo a compra da área, gastos com licença, construção e gastos com a mudança para o novo centro de controle. As novas instalações terão 20 antenas e equipamentos com tecnologia de ponta.

O centro de Guaratiba não será desligado. Continuará operacional, como backup. Segundo Edio Gomes, diretor técnico da Hispamar, “além dos cerca de 30 profissionais da Hispamar que trabalharão na nova estação, que funcionará 24/7, Serviente gerará ainda em torno de 40 empregos indiretos”.

PUBLICIDADE

O Amazonas 5 oferecerá capacidade em banda Ka para a prestação de novos serviços de banda larga no Brasil e no restante da América Latina. O novo satélite também terá capacidade em banda Ku para oferecer serviços audiovisuais, redes corporativas e outras soluções de telecomunicações. (Com assessoria de imprensa)

Anterior Telefônica registra queda de 23,2% no lucro do 2º trimestre
Próximos Governo cria comissão de avaliação de programas de C&TI