Governo italiano aprova criação de nova gigante das telecomunicações

Fusão de operações da Wind e 3 Italia deve retirar domínio da Telecom Italia

shutterstock_Oleksiy Mark_Internacional_Mercado_Tecnologia_CompeticaoO governo italiano deu o último aval necessário para autorizar a fusão entre as operadoras dos grupos CK Hutchison e VimpelCom, o que vai criar o maior grupo de telecomunicações do país, com mais de 30 milhões de usuários móveis, superando em pouco a Telecom Italia. A nova empresa será a união das operadoras Wind e 3 Italia. As empresas comunicaram ao mercado que o Ministério da Economia concluiu sua análise, permitindo o negócio. O fechamento da transação acontecerá até o final deste ano.

A fusão deve movimentar € 20 bilhões, e para acontecer, deverá atender a exigências feitas pelos reguladores da União Europeia. Entre as quais, venda de parte dos ativos para uma nova empresa no país, a francesa Iliad.

Ao mesmo tempo, tramita no Congresso do país proposta para renovar a concessão de frequências. A expectativa do governo é faturar € 1,8 bilhão em 2017 com a renovação das licenças, previstas para expirar em 2018. O texto traz novidades, como a possibilidade de a Telecom Italia ampliar suas licenças, usando também faixas de 900 MHz e 1,8 GHz. (Com agências de internacionais)

Avatar photo

Da Redação

A Momento Editorial nasceu em 2005. É fruto de mais de 20 anos de experiência jornalística nas áreas de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) e telecomunicações. Foi criada com a missão de produzir e disseminar informação sobre o papel das TICs na sociedade.

Artigos: 10397