Google registra patente de caminhão autônomo de entregas


caminhao autonomo entregas google interna
Na imagem contida na patente, detalhe do sistema de cofres do caminhão inteligente

O Google estaria pesquisando uma tecnologia inovadora para o mercado de logística. A companhia obteve o registro de patente, nos Estados Unidos, nesta semana, para um veículo terrestre autônomo de entrega de mercadoras.

O caminhão é composto por uma série de caixas fortes, que seriam abertas apenas a partir da inserção de senhas exclusivas do comprador da mercadoria. Outra possibilidade seria o usuário abrir a porta de seu cofre para resgatar o produto usando um dispositivo ou cartão de crédito com tecnologia NFC.

Por sua vez, o caminhão autônomo teria câmeras de vídeo, radares e sensores laser para trafegar pelas vias da cidade em segurança. Em seu computador de bordo, estariam os mapas detalhados de navegação, além dos sistemas de comunicação em tempo integral ligando o veículo a um controlador remoto.

PUBLICIDADE

Se o sistema teria algoritmos para criação de rotas e melhoria da eficiência e velocidade das entregas, não se sabe. O Google não detalha tais funcionalidades no registro.

Essa não é a primeira tentativa de transformar o setor de logística. Em 2014 a companhia anunciou o Project Wing, que usaria drones para a entrega de produtos. Outra companhia com pretensões similares, a Amazon também criou drones capazes de realizar entregas, e já realiza testes nos Estados Unidos, Reino Unido e Israel. O projeto foi batizado de Amazon Prime Air. (Com agências internacionais)

Anterior Samsung e Qualcomm vão produzir small cell LTE-U
Próximos Oi alerta que 23 milhões de lares brasileiros não têm renda para a banda larga