Google lança plataforma de Internet das Coisas


iot-intel-google-raspberry-pi-placas-coisasO Google anunciou hoje, 13, o lançamento da plataforma Android Things para desenvolvedores. Trata-se de um conjunto de software para desenvolvimento de produtos de internet das coisas. Funciona em placas Intel Edison, NXP Pico e Raspberry Pi 3. O projeto renomeia o que vinha sendo chamado, até ontem, de projeto Brillo, anunciado em maio de 2015.

O Android Things pode ser usado com hardware do Google, ou o desenvolvedor pode levar o sistema Android a placas próprias. Segundo a empresa, a vantagem da plataforma é sua capacidade de atualização, que acontece de imediato conforme o sistema evolui. O Android Things vem com ferramentas previstas no Brillo, como o Android Studio, SDK, Google Play Services e Google Cloud Platform. O sistema de comunicação para atualização de patches e correção de bugs à distância será publicado nos próximos meses.

Também em breve o sistema será atualizado para ser compatível com o Weave, ferramenta de comunicação em nuvem do Google, hoje em uso por empresas como Samsung, TP-Link, Honeywell. O Weave permitirá que os desenvolvedores tenham acesso ao Google Assistant, a assistente de voz criada pela gigante digital, para controlar por voz recursos de automação, como a iluminação de um ambiente, por exemplo.

PUBLICIDADE
Anterior Ericsson começa a produzir Radio System no Brasil
Próximos Linktel amplia rede WiFi criptografada nos aeroportos