Google lança padrão para smartphones de baixo custo, Android para carros e vestíveis


O Google anunciou hoje durante seu evento anual para desenvolvedores a criação de uma padrão para smartphones de baixo custo chamado Android One. O padrão terá especificações de hardware e software baseado no Adroid. Os aparelhos fabricados seguindo o modelo proposto pela empresa de Mountain View não terão interface modificada pelo fabricante, deverão trazer menos aplicativos pré-instalados, e compromisso de atualização periódica.

Na prática, serão aparelhos com Android puro, acrescidos do mínimo necessário à localização. Os primeiros aparelhos serão vendidos na Índia, por menos de US$ 100, terão tela de 4,5 polegadas, dual-SIM e entrada para cartões SD.

A empresa também apresentou um kit de desenvolvimento de software para dispositivos vestíveis, chamado Android Wear SDK. O kit facilita a criação de aplicativos para os aparelhos que usam  a plataforma Android Wear, anunciada em março, já com apoio de LG, Motorola e Samsung. Mostrou também novidades para a nova versão do Android para celulares e tablets, que deve ser mais estável, rápida, e graficamente mais elaborada graças a inclusão de recursos de visualização tridimensional e processamento em 64 bits. O beta já poderá ser testado na próxima semana. Segundo a empresa, a plataforma é usada por 62% do mercado mundial de smartphones, por mais de 1 bilhão de pessoas ao redor do mundo.

Os carros também foram lembrados. A companhia anunciou o Android Auto, um kit para desenvolvimento de aplicativos usados por dispositivos dentro de veículos. O sistema permite que os smartphones sejam conectados com sistema de computador de bordo dos veículos, exibindo informações diretamente no painel dos carros. Os usuários também poderão comandar funções com a voz, como enviar e ouvir mensagens recebidas. A plataforma automotiva da empresa vai equipar carros de diversas empresas. Segundo o Google, 40 parceiros trabalham no desenvolvimento de equipamentos com o sistema, que deve chegar ao mercado até o final do ano. Entre as fabricantes de carros citadas estão Hyundai e Porsche.

Para a sala de estar, a companhia desenvolveu o Android TV, uma plataforma que equipará televisores de diversas empresas como Sony e Sharp. O sistema apresenta conteúdos, disponíveis por streaming, presentes em diferentes sites, como o Youtube. Permite navegação por voz e conexão direta com celulares e tablets Android, para que o usuário comece a assistir um vídeo em uma tela e passe aquele conteúdo para outra.

PUBLICIDADE
Anterior Críticos duvidam de promessas da AT&T feitas para aprovação de fusão com DirecTV
Próximos Facebook ainda é a rede social preferida no Brasil, apesar da queda de visitas.