Google estaria discutindo MVNO com Verizon e e Sprint, diz reportagem


Este não seria a primeira experiência do Google como operador de serviços de telecomunicações. A companhia vem construindo uma rede própria de fibra óptica nos Estados Unidos e, segundo a reportagem, a oferta de telefonia móvel estaria casada com essa estratégia

(Crédito: Reprodução)
(Crédito: Reprodução)

O Google estaria conversando com as operadoras norte-americanas Verizon Wireless e Sprint sobre a possibilidade de se tornar um operador virtual móvel (MVNO) naquele país, conforme publicou o site The InformationDe acordo com a reportagem, executivos do gigante de buscas teriam buscado a Sprint no começo de 2013 e a Verizon no início deste ano.

Este não seria a primeira experiência do Google como operador de serviços de telecomunicações. A companhia vem construindo uma rede própria de fibra óptica nos Estados Unidos e, segundo a reportagem, a oferta de telefonia móvel estaria casada com essa estratégia de oferta de banda larga por meio de rede própria.

Atualmente, a rede de fibra óptica do Google está instalada em três cidades dos Estados Unidos, mas a companhia tem planos de instalar rede em mais nove cidades.

O movimento do gigante de buscas é justamente o contrário do que têm feito as operadoras ao redor do mundo de avançar da infraestrutura para a camada de aplicações. Alguns especialistas veem nos recentes debates em torno do nível de controle que as operadoras começam a assumir em relação ao tráfego de dados na rede como uma ameaça aos negócios das empresas que atuam na camada de aplicações.

Na semana passada, o evangelista do Google e considerado um dos pais da internet, Vincent Cerf, declarou que sua maior preocupação em relação à rede mundial de computadores é justamente o seu fechamento para as aplicações.

Anterior Justiça anula cobrança de R$ 30 mil por roaming em conta de celular.
Próximos Dilma usa Twitter para destacar o Marco Civil da Internet