ISP pode ser uma fintech, um clube de descontos, uma MVNO e muito mais

O provedor que não agregar serviços vai ficar para trás, afirma o presidente da Abramulti, Robson Lima
INOVAtic PAINEL 7 - Novos Serviços para encantar os clientes - Crédito: TV.Síntese
INOVAtic PAINEL 7 – Novos Serviços para encantar os clientes – Crédito: TV.Síntese

Que tal transformar seu ISP em uma fintech ou em um clube de descontos? Ou incluir uma operação móvel (MVNO) ou um serviço completo de voz? E agregar todas as informações do seu cliente para uma interação via aplicação de mensagem, por meio de um chatbot? Esses serviços foram apresentados durante painel do INOVAtic nesta quarta-feira, 27, sob a mediação do presidente da Abramulti, Robson Lima. Ele alerta que, o provedor que não agregar outros serviços à sua oferta de conectividade vai ficar para trás. 

Cristiano Alves, representante da ISPBank e do provedor TIP Brasil, afirma que transformar o provedor em uma fintech traz benefícios para o empreendedor e o cliente. Para o primeiro, com a redução de custos de cobrança e o assinante passa a ter uma conta de pagamento, cartão de crédito, que será lançado no início do ano que vem, acesso a empréstimos e serviços de seguro. 

Em seis meses, o ISPBank já conta com 25 projetos e agregando mais serviços. Um deles, é a oferta de maquininha para pagamento e a criação de um fundo de investimentos para aplicação no setor. “O ISP pode fornecer uma máquina para pagamento por cartão em uma farmácia local, o percentual cobrado pode pagar a internet do estabelecimento”, sugeriu. 

Renato Caetano, do Clube Certo, oferece um serviço de desconto em mais de 10 mil estabelecimentos. “O ISP que usar a nossa plataforma pode gerar descontos maiores do que os valores pagos pelo cliente de mensalidade”, disse. Segundo ele, a startup já trabalha com mais de 1,5 mil clientes e, há cerca de três meses, está trabalhando com provedores de internet. 

O Clube Certo oferece serviço whitelabel, ou seja, o ISP pode vender o cartão de descontos com sua marca e funciona on ou offline, vale para compras na internet ou em um posto de gasolina. “É um SVA que todo o cliente vê os benefícios”, disse Caetano. 

Já Bruno Borges, da SaperX, oferta um serviço de voz completo, com PABX virtual e possibilidade de configurar home office. É também um serviço whitelabel, que pode ser usado com a marca do provedor e que pode ser implantado em apenas três dias. “O serviço aumenta o faturamento do ISP e blinda o cliente, que passa a ter um serviço de comunicação completo”, afirma. 

O diretor de Atacado da Vivo, Ricardo Pedreti, informa que a operadora oferece serviço de MVNO para ISPs e outras comodidades, como aluguel ou venda de notebooks para os clientes com preços competitivos, assim como ONUs e OLTs para os próprios provedores em condições favoráveis. 

Por fim, Rafael Souza, da Ubox, afirma que a empresa conecta ISPs e clientes por meio de aplicativos de mensagens. O chatbot, segundo ele, reúne informações de vários sistemas e, usando inteligência artificial, se comunica com o cliente do provedor. “Pode, por exemplo e se o usuário permitir, informar quanto teve de desconto usando o clube de vantagens do provedor”, disse. 

O INOVAtic versão Sul/Sudeste é um evento do Tele.Síntese. Nos três dias de duração, apresentou mais de 20 palestras com assuntos que interessam aos ISPs. 

Avatar photo

Lúcia Berbert

Lúcia Berbert, com mais de 30 anos de experiência no jornalismo, é repórter do TeleSíntese. Ama cachorros.

Artigos: 1588