PORTAL DE TELECOM, INTERNET E TIC

Fintechs DMI

Fintech Magalu lança iniciação de pagamentos pelo KaBuM!

O Iniciador de Pagamentos já está disponível para uma base selecionada de usuários e será liberada para 100% dos clientes nas próximas semanas.
Fintech Magalu lança iniciação de pagamentos pelo KaBuM! - Crédito: Divulgação
Crédito: Divulgação

A Fintech Magalu, vertical de serviços financeiros do grupo, acaba de lançar um sistema que facilita as compras por e-commerce. Depois de receber autorização do Banco Central, vai oferecer a iniciação de transação de pagamentos via Pix no âmbito do Open Finance. O primeiro cliente da Fintech Magalu é o KaBuM!, e-commerce de tecnologia e games, que também pertence ao grupo Magazine Luiza.

“Uma das grandes oportunidades da Iniciação de Pagamento é a abstração da complexidade do processo pela tecnologia para simplificar a relação de pagamentos entre empresas e clientes”, afirma Patrícia Ikeda, gerente da Fintech Magalu, responsável pela área de Open Finance. “É uma ótima oportunidade das empresas melhorarem a experiência do cliente e reduzir as desistências na etapa final da compra”.

Ao optar pela funcionalidade, o cliente do KaBuM! pode usar o saldo do banco onde tem conta para realizar o pagamento à vista. O Iniciador de Transação de Pagamento (ITP) exclui ações necessárias em outros modelos de pagamento, como copiar e colar o código PIX ou o código de barra do boleto, por exemplo, para o site ou app da instituição financeira do consumidor.

O novo sistema melhora também a coordenação de estoque (ou indisponibilidade da mercadoria) das empresas, uma vez que o pagamento é contabilizado de maneira mais rápida. A título de comparação, um boleto pode levar até três dias úteis para ser compensado, o que obriga o varejista a segurar o produto até a expiração do prazo de pagamento, caso não haja a quitação. Além disso, a implementação do iniciador de pagamento também pode trazer redução de custos operacionais para as empresas, uma vez que permite menos intermediários no processo de pagamento.

“Estamos na vanguarda mais uma vez, ao implantar a inicialização de pagamentos via Open Finance”, diz Luiz Escudeiro, CTO do e-commerce. “Nosso público é muito ligado em inovação e adere muito rapidamente às novas tecnologias.” Em 2020, o KaBuM! foi pioneira ao disponibilizar o PIX como forma de pagamento. Agora, o ITP já está disponível para uma base selecionada de usuários e será liberada para 100% dos clientes nas próximas semanas.

O que é o ITP?

O Iniciador de Transação de Pagamentos (ITP) é uma nova modalidade instituída pelo Banco Central, que regulamenta a prestação de serviço de intermediação de pagamentos. Seu papel é conectar tecnologicamente os aplicativos e sites a diversas instituições financeiras, para que a transação de pagamento aconteça de forma segura. As empresas que operam como Iniciador de Transação de Pagamentos são reguladas pelo Banco Central.

(com assessoria)

TEMAS RELACIONADOS

ARTIGOS SUGERIDOS