FiBrasil compra a Fiberty 1, antiga Phoenix Fibra, da Blackstone


Compradora acertou acordo com valor que chegou a 398 milhões de euros

A FiBrasil (FiBrasil Infraestrutura e Fibra Ótica SA), empresa nacional dedicada à construção e operação de rede de fibra neutra controlada pelo grupo Telefónica, anuncia a aquisição da Fiberty 1 SA (antiga Phoenix Fiber do Brasil), administrada pelo fundo de investimentos Blackstone. A empresa é pioneira no conceito de arquitetura de fibra neutra e primeira a operar no País.

A aquisição ocorre apenas um mês após o início da operação da FiBrasil. A Fiberty 1 está em 170 mil residências (1,5 mil km de fibra), o que representa um acréscimo de 11 municípios ao alcance atual da FiBrasil, nos estados de Minas Gerais, Goiás, Espírito Santo e Rio Grande do Sul.

A transação inclui também outras 18 cidades em desenvolvimento – com cerca de 310 mil domicílios cobertos – com operação finalizada prevista entre o quarto trimestre deste ano e o primeiro de 2022. Criada em 2018, a Fiberty1 possui contrato de longo prazo com a Telefônica Brasil, como locatária âncora.

Com a aquisição, a FiBrasil aumenta sua meta de cobertura para 6 milhões de domicílios, ante os 5,5 milhões inicialmente planejados. O valor da compra não foi revelado.

A FiBrasil é uma joint venture dedicada à construção e operação de uma rede de fibra neutra criada pela Telefônica Brasil, Telefónica Infra – braço de infraestrutura do Grupo Telefónica – e Caisse de dépôt et placement du Québec (CDPQ) – um grupo de investimento global.  Atualmente, a FiBrasil está presente em 34 cidades e até o fim de 2021 espera atender 2,1 milhões de domicílios (pré-transação).

Anterior TIM, Ericsson e MediaTek finalizam teste piloto 5G no Brasil
Próximos Unifique compra o provedor Zappen de Joinville