Febraban e Fiesp apoiam movimento em defesa da democracia

Carta produzida pela Faculdade de Direito da USP já tem mais de 100 mil assinaturas. Fiesp também prepara documento em prol da democracia.
Febraban e Fiesp apoiam movimento em defesa da democracia - Crédito: Flickr TSE
Crédito: Flickr TSE

A Febraban (Federação Brasileira de Bancos) afirmou em comunicado divulgado nesta quarta-feira, 27, que vai assinar o manifesto organizado por entidades da sociedade civil em defesa da democracia.

“A Federação Brasileira de Bancos (Febraban), no âmbito de sua governança interna, por maioria, deliberou por subscrever documento encaminhado à entidade pela Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp), intitulado ‘Em Defesa da Democracia e da Justiça'”, afirmou, em nota.

A Fiesp (Federação das Indústrias do Estado de São Paulo) já tinha confirmado, nessa terça-feira, 26, sua participação no manifesto da Faculdade de Direito da USP, que será publicado no dia 11 de agosto. A entidade também prepara um manifesto próprio em defesa da democracia e da Justiça Eleitoral, com assinatura de associações empresariais e da sociedade civil.

A Fiesp também confirmou que a diretoria deu aval para a participação no movimento pró-democracia, e que o tema foi encaminhado pelo presidente da federação, Josué Gomes da Silva. Segundo a instituição, a Fiesp vai apoiar qualquer ato pela democracia.

O documento organizado pela Faculdade de Direito da USP já conta com mais de 100 mil assinaturas, entre empresários, banqueiros, juristas, artistas e outros representantes da sociedade que reafirmam a confiança no sistema eleitoral brasileiro.

Entre os signatários, estão Armínio Fraga, economista e ex-presidente do Banco Central, Candido Botelho Bracher, ex-presidente do Itaú, Claudio Haddad, ex-presidente do Insper, José Guimarães Monforte, ex-presidente do Conselho de Administração do BB, e José Olympio Pereira, ex-presidente do Credit Suisse no Brasil.

Também assinam o documento  Maria Sílvia Bastos e Luciano Coutinho, economistas e ex-presidentes do BNDES, Pedro Moreira Salles, presidente do conselho administrativo do Itaú Unibanco, e Roberto Setubal, ex-presidente do Banco Itaú.

Entre os economistas, também estão na lista Affonso Celso Pastore, Edmar Bacha, Elena Landau, Jose Roberto Afonso, Jose Roberto Afonso, Ana Carla Abrão, Bernard Appy, Fabio Giambiagi, Jose Roberto Mendonça de Barros, Luiz Gonzaga Beluzzo e Mário Theodoro.

 

Avatar photo

Redação DMI

Artigos: 1770