FCC propõe velocidade mínima para chamar conexão móvel de banda larga


net-multitela-banda-larga-pos-fixo-nowA Federal Communications Commission (FCC), autarquia norte-americana responsável por regular o setor de telecomunicações, pretende definir um patamar mínimo de velocidade de acesso à internet móvel para considerá-la banda larga móvel. A sugestão consta de consulta pública aberta na última semana.

Conforme o texto, as telecomunicações nos Estados Unidos evoluíram e precisam de novas métricas capazes de demonstrar sua evolução. Todo ano a FCC mede a quantidade de acessos fixos de banda larga – que devem ter no mínimo 25 Mbps de download, e 3 Mbps de upload. 59% dos acessos fixos estão nessa faixa.

Quer, agora, medir também o número de usuários de banda larga móvel. Para isso, pretende definir o patamar mínimo de velocidade de download em 10 Mbps, e de upload, de 1 Mbps.

PUBLICIDADE

Se a mudança for aprovada, os relatórios de evolução dos acessos a banda larga no país terão novas métricas. Além de mostrar a expansão da banda larga fixa, vão mostrar o avanço da banda larga móvel. E vão ter como resultados de disponibilidade a soma das duas categorias.

Os novos relatórios vão mostrar cidades apenas com banda larga fixa, apenas com móvel, com ambas ou com apenas uma das duas. Ou seja, uma localidade sem nenhum acesso de banda larga fixa, mas que tenha rede móvel, será considerada coberta por banda larga. Tais resultados vão impactar as políticas de incentivo à construção de redes fixas.

Anterior TV paga é único serviço a ter aumento de reclamações na Anatel
Próximos Oi investe R$ 800 mi em SP, Rio e DF no semestre