EUA limitam participação de AT&T e Verizon no leilão de 600 MHz


A Federal Communications Commission (FCC), agência que regula as comunicações nos Estados Unidos, aprovou ontem (15) a reserva de frequências para pequenas operadoras no leilão da faixa de 600 MHz, marcado para acontecer em 2015. Com a reserva, AT&T e Verizon Wireless ficam impedidas de oferecer lances para todo o espectro. Ambas possuem hoje 70% das licenças de baixa frequência no país, enquanto Sprint e T-Mobile detêm 15%.

O objetivo é garantir a competição no mercado móvel, comunicou o órgão norte-americano. Serão reservados até 30 MHz da faixa, atualmente ocupada por emissoras de rádio e TV. Poderão concorrer a esse espectro empresas que detenham menos de 33% da faixa de baixa frequência (abaixo de 1 GHz) em uma área licenciada.

A reserva será escalonada, conforme o espectro liberado pelas emissoras de rádio e TV. Se em um local elas abrirem mão de 70 MHz, por exemplo, 30 MHz serão reservados. Se  devolverem 50 MHz, a reserva será de apenas 10 MHz. As operadoras que podem participar do leilão da frequência reservada poderão concorrer também na compra do restante da faixa.

PUBLICIDADE

A FCC também decidiu ontem não limitar a quantidade de licenças que poderão ser adquiridas por qualquer operadora no próximo leilão do espectro de alta frequência AWS-3. O órgão afirmou haver abundância destas faixas e muitos concorrentes. A faixa a ser leiloada irá de 1,7 GHz a 2,1 GHz. A comissão decidiu, também, que passará a fiscalizar trocas de espectro entre operadoras, caso as aquisições somem mais que um terço da faixa disponível em uma área. (Com agências internacionais)

 

 

Anterior TIM lança plano pré-pago semanal de R$ 7
Próximos AT&T lança serviço de voz sobre LTE na próxima semana