EUA concedem US$600 milhões para testes 5G em bases militares


Na quinta-feira, 9, o Departamento de Defesa dos Estados Unidos (DoD) anunciou que concederá US$600 milhões para a realização de testes da rede 5G em cinco bases militares do país. Dentre as empresas selecionadas para conduzir as atividades estão Ericsson, Nokia e AT&T.  Os testes acontecerão em cinco Bases militares dos estados de Utah, Georgia, Califórnia, Washington e Nevada.

Com isso, o país busca explorar aplicações para tecnologias como AR (realidade aumentada) e VR (realidade virtual), rastreamento de ativos, análise preditiva, autonomia de robôs e drones e compartilhamento dinâmico de espectro. Os enfoques das pesquisas serão divididos entre as bases militares, que terão diferentes objetos entre si.

PUBLICIDADE

A AT&T ficará responsável pelos testes de conectividade em Washington, Nevada e Califórnia; já a Ericsson e a Nokia deverão fornecer kits para a base de Utah. Outras empresas que participam da concessão são Federated Wireless, Deloitte Consulting, KPMG, Booz-Allen Hamilton, Key Bridge Wireless e Shared Spectrum Company. Em dezembro de 2019, o Dod lançou os RFP’s (Requests for Proposal) para os testes 5G.

Michael Kratsios, secretário de defesa de pesquisa e engenharia e CTO dos EUA, afirmou que os testes irão aumentar o poder de guerra e, também, a competitividade da economia estadunidense. Para 2021, Kratos contou que há planos de expandir os testes da rede 5G em outras sete bases militares. (Com agência internacional)

PUBLICIDADE
Anterior Procuradoria Federal avaliza a proposta da área técnica da Anatel para o leilão 5G
Próximos Telebras e RNP anunciam a integração de redes