Etisalat e Docomo batem recordes de velocidade com agregação de portadora na 5G


Hoje, 8, três empresas anunciaram avanços na conectividade 5G. A Etisalat, empresa de telecomunicação dos Emirados Árabes Unidos (EAU), divulgou ter alcançado a maior velocidade 5G de download já registrada: 9,1 Gbps. Também a NTT Docomo e a Qualcomm afirmaram que entregaram a primeira rede 5G comercial de espectro abaixo do 6 GHz do mundo. Em ambos os casos, as empresa festejaram o uso da capacidade de agregação de portadoras, já existente no 4G, agora aplicado à nova geração móvel.

O teste da Etisalat contou com espectro 2,6 GHz, 3,5 GHz e 26 GHz e com um protótipo de dispositivo móvel. Contudo, e empresa não revelou as condições dentro das quais o experimento ocorreu. Também não se sabe se foi utilizada uma rede de laboratório ou uma rede comercial.

No dia 19 de novembro deste ano, Nokia, Elisa e Qualcomm também anunciaram um recorde na velocidade 5G. Na ocasião, as empresas informaram que a velocidade do experimento chegou a 8 Gbps em rede comercial.

Já a primeira rede comercial 5G abaixo da banda 6 GHz com agregação de portadoras foi lançada no Japão. As duas empresas afirmaram que entregaram capacidade de download de 4,2 Gbps para clientes da Docomo, a maior velocidade do Japão. Além de ser cliente da Docomo, o usuário que quiser acesso à rede precisará de um dispositivo equipado com o Qualcomm Snapdragon X55 5G Modem-RF System. A Docomo também está envolvida na entrega de conectividade 5G no espectro de 28 GHz, que começou a operar de forma comercial em setembro. (Com agência internacional)

Anterior Novo Webex da Cisco terá streaming ao vivo para até 100 mil pessoas
Próximos Anatel abre consulta pública sobre coleta trimestral de dados de telecom