Estudo da IBM mostra que o Brasil adotou a green IT


Uma pesquisa realizada pela IBM constatou que cerca de 50% das companhias mundiais já implementaram algum tipo de medição de energia para infraestrutura de TI, e o Brasil, com índice de 66%, é um dos países nos quais as empresas apresentaram a maior preocupação com o chamado green IT. Segundo o  estudo, mais de 70% …

Uma pesquisa realizada pela IBM constatou que cerca de 50% das companhias mundiais já implementaram algum tipo de medição de energia para infraestrutura de TI, e o Brasil, com índice de 66%, é um dos países nos quais as empresas apresentaram a maior preocupação com o chamado green IT. Segundo o  estudo, mais de 70% das empresas brasileiras planejam ou já realizaram atividades para diminuir o impacto ambiental causado por sua cadeia de suprimentos, produtos e serviços e 65% delas já completaram ou estão em processo de implementação de virtualização de servidores, solução que aumenta a eficiência energética e diminui custos.

Em outros países pesquisados, cerca de dois terços afirmaram que, nos próximos 12 meses, pretendem incluir tecnologia de virtualização em seus servidores e consolidar seus sistemas de armazenamento. Outro dado confirmou que o trabalho à distância é uma tendência mundial. Entre 50% e 60% das empresas norteamericanas, britânicas, indianas e brasileiras já operam com funcionários trabalhando em casa, conectados a redes virtuais. Já países como Alemanha e França mostraram uma adoção mais lenta desse modelo.

A pesquisa revelou ainda que o controle de custos é o principal fator para adoção de iniciativas de TI verde. As razões mais citadas foram: a diminuição do uso de energia, o aumento de funcionalidades para os negócios, a redução de investimentos ou gastos operacionais futuros, além do atendimento às demandas dos clientes e às normas governamentais. (Da redação, com assessoria de imprensa)

PUBLICIDADE
Anterior Aumenta a demanda por cabos de alumínio, diz RFS.
Próximos Teles apresentam na Câmara ações para aumentar cobertura na Amazônia